Brasil mantém tradição e participa da CIIE, na China, pelo terceiro ano consecutivo
Pavilhão de Alimentos e Bebidas foi a sede das mais de 20 empresas participantes em um dos maiores eventos multissetoriais do gigante asiático
A China International Import Expo (CIIE) terminou na semana passada e recebeu, pela terceira vez consecutiva, mais de 20 empresas envolvidas. A presença brasileira, que é organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), teve uma dificuldade a mais para ser viabilizada neste ano com todos os controles e restrições devido à pandemia.
Mesmo assim, a delegação brasileira fechou US$ 4,98 milhões em negócios no evento com a previsão de mais US$ 111,8 milhões nos meses subsequentes. “Foi um resultado até surpreendente pela restrição de circulação tanto para as empresas chegarem à China quanto para entrarem e participarem do evento presencialmente”, comenta o Gerente de Agronegócio da Apex-Brasil, Márcio Rodrigues.
Para viabilizar a presença das empresas brasileiras, a Apex-Brasil usou muita criatividade e esforço de mobilização. A prioridade da seleção foi para empresas que já possuíssem representantes locais na China, o que facilitaria a presença física e eliminaria a necessidade de cumprir os rigorosos 14 dias de confinamento obrigatório para estrangeiros entrarem na China. Também foi criada a categoria “vitrine expositora”, uma área para exposição de produtos, oferta de amostras e material promocional, e informações de contato.
O destaque, como tradicionalmente acontece na CIIE (que chegou neste ano a sua terceira edição), foi para as carnes, seguidas por mel, vinhos, sucos e outros produtos. Entre os produtos mais procurados pelos visitantes que passaram pelos rígidos controles sanitários da feira estão carnes, frutas, feijões, soja, cereais, snacks e condimentos, entre outros. Além disso, foram registrados mais de 231 novos contatos abertos no evento.
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