Brasil marca presença durante a semana de moda de Paris
A semana de moda de Paris é o evento mais esperado do calendário da moda mundial. De 27 de setembro a 01 de outubro, a cidade luz recebe a imprensa, influenciadores digitais e compradores internacionais de todo o globo.
A bandeira brasileira é representada por um grande número de empresas de moda que participam das feiras Splash Paris, Première Classe Tuileries e Tranoï, além dos showrooms que acontecem por toda a cidade. São mais de 30 marcas de moda brasileira, dos segmentos de moda praia, feminina, calçados, acessórios e joias.
As ações contam com o apoio dos projetos de internacionalização de moda brasileira Fashion Label Brasil, da ABEST (Associação Brasileira dos Estilistas), e Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil de Moda Brasileira), da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), ambos em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
De acordo Flávia Queiroz do Egypto, gerente dos projetos Fashion Label Brasil e Texbrasil na Apex-Brasil, essa é a participação brasileira na semana de moda francesa com maior número de marcas apoiadas pela parceria. “Essa ação é resultado do trabalho que vem sendo construído há muitos anos, demonstrando maturidade das empresas brasileiras e como elas se posicionam no palco global da moda”, explica.
De 27 de setembro a 30, acontece a Tranoï, feira dos segmentos de vestuário e acessórios. O Fashion Label Brasil leva as marcas Arte Sacra, Brennheisen e Iorane; já o Texbrasil apoia a Skazi, Vitor Zerbinato e Leafy Natural Couture.
“Nós estamos com ótimas expectativas com relação à Tranoï. No primeiro semestre tivemos um retorno muito positivo no evento, por isso voltamos agora. Esta é nossa quinta participação em feiras em Paris durante a PFW, buscamos não somente atender aos clientes que temos na Europa e Oriente Médio, como também ampliar a nossa cartela a cada edição”, conta Carolina Malloy, da Arte Sacra.
De acordo com Letícia Morato, da Skazi, a marca começou sua jornada de internacionalização há cerca de dois anos, participa pela terceira vez da feira parisiense e já está colhendo frutos. “O nosso maior objetivo é fidelizar nossos clientes e conquistar novos mercados”, comenta.
Para Lilian Kaddissi, gerente executiva do Programa, a participação das empresas brasileiras na Tranoï está com um time de peso. “É um mercado muito competitivo e o mundo todo está de olho nas ações de imagem das empresas durante essa semana. Estamos com marcas de forte valor agregado e, graças à continuidade de apoio na feira, a moda brasileira vem conquistando espaço junto aos compradores. Por isso, nossas expectativas são as melhores possíveis”, comenta.
Entre os dias 29 de setembro a 1 de outubro, acontece a Splash Paris. As marcas do Fashion Label Brasil (Lenny Niemeyer e Nannacay) e do Texbrasil (Clube Bossa e PatBO) apresentam suas coleções de verão 2020 no evento, fundado em 2016 por Alexandra Lyles e Claire Spencer-Churchill.
Já na Première Classe Tuileries participam seis marcas: Augusta, Catarina Mina, DOTZ, Florita Beachwear, Mariah Rovery, Roberta Mattos, SERPUI e Serpentina.
“Após a participação nas feiras Who’s Next, em Paris, e The One Milano, em Milão, voltaremos a Paris para apresentar nosso conceito sustentável durante a Premiere Classe Tuileries. Nosso objetivo é reforçar o posicionamento de uma empresa sustentável no mercado internacional e fomentar práticas sustentáveis entre marcas e players do setor, além de expandir nossa rede de colaboradores”, comenta Rodrigo Doxandabarat, da DOTZ.
Showrooms em Paris
As marcas brasileiras também apresentam suas coleções em showrooms independentes: Alexandrine (Hotel The Westin), Ana Khouri (Hotel Ritz), Fernando Jorge (Hotel Les Jardins du Faubourg), Lapima (Hotel Lutetia) e Wai Wai (81 Boulevard Beaumarchais).
Já o coletivo de marcas Meerk, Lily Franco, Akra Collection, Osklen, Lolitta, Cabana e Haight participam do Blanc Fashion. “A entrada da Akra Collection na plataforma digital blancfashion.com foi de grande importância para a evolução da marca. Para a nossa segunda apresentação, tivemos a venda da coleção em mais de oito países. Visitamos as comunidades de artesãos e compartilhamos as ideias trocadas durante a apresentação na fashion week de Paris, dando continuidade ao trabalho de desenvolvimento de uma rede socioeconômica de benefícios para as comunidades do Norte do Brasil”, ressalta Samuray Martins, estilista da marca.
A Adriana Degreas escolheu o showroom Barefoot Chic, enquanto a Sophia Hegg terá suas peças expostas no Studio Zeta. A Clube Bossa, Helen Hodel e Leafy Natural estão no showroom Areia.
“Estarmos tão bem representados durante uma das mais importantes semanas de moda do mundo reforça ainda mais o potencial criativo dos designers brasileiros que a cada ano consolidam a sua presença no exterior”, finaliza Paulo Lourenço Bartholomei, presidente da ABEST.
Sobre o Fashion Label Brasil
O Fashion Label Brasil, Programa de Internacionalização da Moda Brasileira de Valor Agregado, foi criado em 2003 pela ABEST em parceria com a Apex-Brasil, com a proposta de posicionar a imagem da moda brasileira no exterior, valorizando a imagem de um Brasil inovador e contemporâneo. O programa conta com atividades estratégicas, além de ações especiais, para ampliar a penetração em novos mercados do globo e estreitar relações com os já conquistados.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de quase 20 anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Sobre a ABEST
Criada em 2003, a Associação Brasileira de Estilistas tem como objetivo fortalecer e promover o design e a moda brasileira. A sua principal proposta é auxiliar o desenvolvimento de marcas brasileiras de alcance internacional e garantir a autenticidade e criatividade de cada uma delas, além de divulgar o estilo de vida do Brasil, contribuindo assim para o crescimento de todos os segmentos vinculados à moda. Atualmente a ABEST, que não tem fins lucrativos, conta com mais de 120 marcas de todo o Brasil que exportam produtos para 57 países. Além disso, executa constantemente ações estratégicas para ampliar a penetração em novos mercados do mundo e estreitar relações com os já conquistados.
Sobre a Abit
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), fundada em 1957, é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Ela representa a força produtiva de 33 mil empresas instaladas por todo o território nacional, empresas de todos os portes que empregam mais de 1,6 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento anual de US$ 36,2 bilhões.
Sobre a Apex-Brasil
A Apex-Brasil tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. A Agência apoia, atualmente, mais de 15 mil empresas de 80 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 230 mercados. Em parceria com entidades setoriais, organiza ações de promoção comercial, como missões prospetivas e comerciais, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros e de formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.