Brasil marca presença na Feira do Livro de Guadalajara



Brasil marca presença na Feira do Livro de Guadalajara

Com apoio do Brazilian Publishers, editoras e convidados participaram de mesas virtuais durante o evento

O Brasil foi um dos países com atividades na programação da Feira Internacional do Livro de Guadalajara. O evento aconteceu entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro de forma 100% virtual e atingiu 21 milhões de pessoas de 84 países.

De acordo com a organização da feira, que normalmente reúne cerca de 700 mil pessoas na cidade de Guadalajara, no México, esta edição contou com 406 atividades, e a participação de 811 oradores de 46 países. Entre estas, três mesas de debates sobre o mercado editorial foram promovidas pelo Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

As conversas de uma hora de duração aconteceram em português, porém contaram com tradução simultânea para o espanhol, e abordaram as seguintes temáticas: “Representatividade e diversidade nas ilustrações de livros infantis”, “Literatura Brasileira Juvenil Contemporânea” e “A importância no mundo atual da produção científica e acadêmica”. Mais de 100 espectadores do Brasil e do México participaram dos debates com perguntas e comentários durante as transmissões.

Na primeira mesa, sobre representatividade na ilustração de livros infantis, foram discutidas questões como a inclusão, preconceito, diversidade e muito mais. Já a segunda mesa, com finalistas do Prêmio Jabuti na categoria Juvenil, tivemos escritores celebrados falando sobre a importância da premiação e o cenário atual desta vertente. Para encerrar, a terceira mesa teve uma conversa interessante sobre a produção científica, e abordou temas como a tão falada vacina do coronavírus, por exemplo, e a importância de publicações do setor.

Além dos webinars do Brazilian Publishers, a Embaixada do Brasil no México também esteve na programação da feira com duas iniciativas: uma mesa sobre Literatura e Futebol, com mediação do embaixador Mauricio Lyrio e participação dos escritores Sergio Rodrigues e Juan Villoro, e uma bela homenagem a Clarice Lispector em um vídeo que apresentou aspectos fundamentais de sua obra através de um emocionante monólogo. Em 2020, é comemorado o centenário do nascimento da escritora brasileira.

Para quem perdeu as mesas

As conversas promovidas pelo Programa estão disponíveis nos canais do Brazilian Publishers (em espanhol) e da CBL (em português).

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.