Brasil promove carne brasileira no mercado árabe durante Gulfood 2021



Brasil promove carne brasileira no mercado árabe durante Gulfood 2021

Parceria entre Apex-Brasil e Abiec levou marca Brazilian Beef para Dubai

Novos negócios e oportunidades para a carne brasileira foram o destaque da participação da Associação Brasileiras das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) na Gulfood 2021. A feira, que aconteceu entre os dias 21 e 25 de fevereiro no Dubai World Trade Centre, reuniu as principais empresas do setor de alimentos do mundo. A ação brasileira aconteceu em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) por meio do projeto Brazilian Beef e contou com a presença de seis associados: Cooperfrigu, JBS, Marfrig, Mercúrio, Plena e Supremo.

Durante cinco dias, os visitantes puderam conhecer a qualidade da carne bovina brasileira no estande do Brazilian Beef. Este foi o primeiro evento presencial após o início da pandemia do novo coronavírus e gerou uma grande expectativa da retomada das promoções comerciais do setor. Ao todo, foram movimentados US$ 1.350.000,00 em novos negócios durante a feira, além da perspectiva de US$ 6.500.000,00 em negócios a serem fechados nos próximos meses. Para o presidente da Abiec, Antonio Jorge Camardelli, a participação brasileira na Gulfood é importante não só pelo volume de negócios, “mas também pela oportunidade de estreitar relações com um mercado importante como o árabe e apresentar todos os atributos da carne brasileira, produzida com qualidade e em respeito às mais rígidas normas de segurança”.

Em 2020 as exportações brasileiras para os países árabes somaram 362,5 mil toneladas. Em faturamento, as vendas foram de US$ 1,3 bilhão. Esse mercado respondeu por 18% do volume exportado pelo Brasil em 2020 e 15% da receita total.

Devido às regras e protocolos de saúde e segurança para a prevenção da Covid-19, o estande do Brazilian Beef não serviu o tradicional churrasco e nem distribuiu materiais impressos. Todas as informações foram disponibilizadas por meio de QR Codes em várias áreas do estande


Sobre a ABIEC – www.abiec.com.br

Criada em 1979, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) reúne 32 empresas do setor no país, responsáveis por 92% da carne negociada para mercados internacionais. Sua criação foi uma resposta à necessidade de uma atuação mais ativa no segmento de exportação de carne bovina no Brasil, por meio da defesa dos interesses do setor, ampliação dos esforços para redução de barreiras comerciais e promoção dos produtos nacionais. Atualmente, o Brasil produz em torno de 10 milhões de toneladas de carne bovina, aproximadamente 20,8% são negociados para dezenas de países em todo o mundo, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade. Na última década, o País registrou crescimento de 135% no valor de suas exportações.

Sobre o Brazilian Beef

Iniciado em 2001, o projeto setorial Brazilian Beef, uma parceria entre Apex-Brasil e ABIEC, tem o objetivo de fortalecer a imagem da carne bovina brasileira, melhorando a percepção de sua qualidade nos países importadores e ampliando, assim, a participação brasileira no mercado mundial de carnes. Em 18 anos, já foram firmados nove projetos, com investimentos de mais de R$ 60 milhões e crescimento das exportações em mais de 500%.

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.