Brasil quer aumentar investimentos estrangeiros em energia e mineração
A parceria entre a Apex-Brasil e o MME promoverá o país como destino de IED nos setores priorizados
Brasília, 10 de maio de 2021 – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Ministério de Minas e Energia (MME) assinaram, hoje, Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para posicionar o Brasil como destino de investimentos estrangeiros em energia e mineração e promover melhorias no ambiente de negócios desses setores. O documento foi firmado pelo Presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia, e pelo Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.
O acordo, com vigência de dois anos, abrange diversas áreas com amplo potencial de negócios e que podem ser beneficiadas por uma agenda única de cooperação: energia elétrica, petróleo, gás, biocombustíveis, energias renováveis (eólica, solar e hidrogênio), energia nuclear, geologia, mineração e transformação mineral. Ademais, o Plano de Trabalho tem três pilares: a inteligência, que consistirá no levantamento e na análise de dados setoriais, incluindo um mapeamento de investidores de cada setor nos mercados-alvos previstos pelo acordo; a promoção, que abrangerá webinars e missões pertinentes para cada área priorizada; e a facilitação de investimentos estrangeiros, por meio de atendimentos conjuntos, networking com o setor público e matchmaking com empresas brasileiras, entre outros serviços.
Para Segovia, a assinatura do ACT trará uma convergência na estratégia de atração de investimentos estrangeiros ao país, com a possibilidade de mapeamento conjunto de projetos e oportunidades. “Essa parceria certamente trará impacto positivo para a competitividade e a sustentabilidade financeira dos setores produtivos brasileiros, com destaque para os de energia, petróleo, gás e mineração, que trazem oportunidades imensas para nosso país”, comentou.
Albuquerque assinalou a concretização de importante relação institucional entre a Apex-Brasil e o MME, que implementará uma agenda única de cooperação e otimizará os recursos. “Muito além de uma oportunidade de compatibilização entre a agenda de Minas e Energia e o know-how da Apex-Brasil, temos a firme convicção de que estamos diante de um marco na consolidação da relação ganha-ganha entre as instituições, pautada pela capacidade de impulsionar políticas públicas e induzir investimentos em um ciclo virtuoso”, explicou o ministro.
Estiveram presentes na cerimônia, também, o Diretor de Gestão Corporativa da Apex- Brasil, Edervaldo Teixeira Filho; o Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Alexandre Vidigal de Oliveira; o Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, Paulo César Magalhães Domingues; o Secretário-Executivo Adjunto do MME, Bruno Eustáquio de Carvalho; o Chefe de Gabinete do Ministro de Minas e Energia, José Roberto Bueno; o Chefe de Assessoria de Gestão Estratégica, Ney Zanella; e o Superintendente de Regulação dos Serviços de Geração da ANEEL, Christiano Vieira da Silva.
Assista à gravação do evento no link: https://click.apexbrasil.us/Apex-MinasEnergia