Brasil reforça intenções em prol da segurança alimentar da Índia
Em evento promovido pela ABPA, MAPA. MRE e Apex-Brasil, avicultura e suinocultura ressaltam parcerias pela complementariedade do mercado indiano
A construção de parcerias em prol da segurança alimentar da população indiana foi o tema do seminário “Complementariedade e Parcerias na Segurança Alimentar”, evento promovido pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), na última quinta-feira (23), em Nova Délhi.
Com palestras da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, do Embaixador do Brasil na Índia, André Correa do Lago, do diretor de negócios da Apex-Brasil, Augusto Pestana, do representante do Forum of Indian Food Importers (FIFI), Rakesh Banga, e do diretor executivo da ABPA, Ricardo Santin, o seminário trouxe à pauta a estratégia brasileira de atuação no mercado internacional, formando parcerias para complementar espaços não-ocupados pela produção local.
De acordo com Santin, os representantes brasileiros trouxeram aos mais de 100 importadores, representantes de entidades de consumidores e jornalistas indianos presentes no evento uma mensagem de intenções dos produtores de aves, suínos e ovos do Brasil, de fornecer produtos de alta qualidade, seguro e com status sanitário preservado.
“Colocamos à mesa a importância da aproximação e da superação de barreiras tarifárias, o que interessa diretamente à população indiana. Neste momento em que a renda média da nação asiática cresce junto com a economia, há uma natural elevação na demanda por proteínas. Neste contexto, somos parceiros estratégicos consolidados em mais de 150 países, o que exalta a confiabilidade brasileira para atender aos anseios do consumidor e dos importadores deste mercado em franca ascensão”, analisa o diretor-executivo da ABPA.
O seminário antecedeu a Missão Presidencial do Brasil à Índia. A redução de tarifas esteve entre os temas tratados pela parte brasileira nas negociações com o Governo Indiano. Atualmente, o mercado indiano impõe tarifas de 30% para produtos inteiros, 100% para cortes de frangos e 27% para suínos.
SOBRE A ABPA – A ABPA é a representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do Brasil. Congrega mais de 140 empresas e entidades dos vários elos da avicultura e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora superior a US$ 8 bilhões.
Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das quatro marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: Brazilian Chicken, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Pork.
Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos, de material genético, de carne de frangos e de suínos.
SOBRE A APEX-BRASIL – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Apex-Brasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
SOBRE AS MARCAS SETORIAIS – Os Projetos Setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Pork são mantidos pela ABPA em parceria com a Apex-Brasil com o objetivo de promover junto ao mercado internacional as carnes de frangos, de suínos, ovos e material genético produzidos no Brasil. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos destes setores produtivos – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Cerca de 45 empresas participam dos projetos atualmente. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo e-mail Isis.sardella@abpa-br.org.