Brasil vai ao NATPE 2020 com delegação de 12 empresas



Brasil vai ao NATPE 2020 com delegação de 12 empresas

Produtoras mostram força do conteúdo nacional diante dos principais players da América Latina. Dois dos integrantes da delegação participam pela primeira vez

Com um grupo mais maduro e mais diversificado em termos de oferta de conteúdo, a delegação brasileira organizada pelo Brazilian Content, programa de exportação da BRAVI em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), segue otimista para Miami Beach (EUA). A delegação, este ano composta por 12 empresas, desembarca por lá para participar do NATPE Miami Marketplace & Conference, um dos mais importantes encontros internacionais na área de conteúdo para televisão, que acontece de 21 a 23 de janeiro.

“O grupo, além de ter duas first timers, é formado por empresas focadas em todo o mercado latino-americano. Temos, inclusive, duas distribuidoras, que levarão conteúdos para venda. E, como sempre, nosso principal objetivo é promover a produção audiovisual brasileira, atrair compradores ao nosso estande e, com isso, contribuir para a geração de negócios e parcerias internacionais para as nossas produtoras associadas”, diz Mary Morita, gerente executiva do Brazilian Content.

Evento já consolidado no mercado internacional, o NATPE oferece muitas oportunidades para quem busca realizar negócios com os mercados latino, hispânico e norte-americano, apresentar projetos e se capacitar sobre as últimas tendências. Entre as empresas que fazem parte da delegação nacional está a Movioca, que levará o longa em animação ‘Miúda e o Guarda-Chuva’, lançado apenas em festivais, além de outros projetos. Segundo o presidente Márcio Yatsuda, a produtora segue em busca de parceiros para distribuição internacional.

Outra integrante da delegação, a Accorde Company vê no evento uma oportunidade de apresentar conteúdos prontos, como a série ‘Dark Soccer’, de 13 episódios, e oferecer aos compradores diferentes possibilidades de formatos e em três idiomas – inglês, português e espanhol, segundo o CEO Paulo Nascimento.

Já a Glaz Entretenimento deve buscar parceiros para produção de live action e animação na América Latina e Europa. De acordo com Carolina Alckmin, Diretora de Negócios do Grupo Glaz, a produtora destacará as séries ‘Os Sete’ e ‘Lyndas’, que buscam parcerias. ‘Lyndas’ foi criada por Fil Braz, um dos maiores nomes da comédia brasileira, autor dos roteiros de ‘Minha Mãe é Uma Peça’ e ‘Tô Ryca’. E ‘Os Sete’ é uma adaptação literária do best seller André Vianco, autor referência de terror no Brasil.

Com um lineup brasileiro diversificado, que inclui animação, ficção e não-ficção, a ELO COMPANY estará novamente no evento, desta vez com sede própria em Miami. Sabrina Nudeliman Wagon, CEO da empresa, afirma que o objetivo é consolidar conversas iniciadas no MIPCancun.

First timers

O Brasil tem duas empresas que vão ao NATPE pela primeira vez com a delegação. A UP VOICE, empresa full service de dublagem, pretende expandir sua atuação e conquistar novos clientes, principalmente nos EUA, onde abrirá operação própria em 2020. “Estamos colhendo os frutos do trabalho realizado em 2019 e agora buscamos novos clientes e projetos que prezem pela qualidade e expertise que oferecemos. Hoje já oferecemos serviços em sete idiomas”, explica Tati Peres, executiva de desenvolvimento de negócios da empresa.

A Forest Comunicação, também estreante no evento, espera sair com negócios encaminhados. “Estamos em busca de coprodução internacional e também queremos vender IP e seguir nesses mercados. Nossas expectativas são as melhores possíveis”, diz a produtora executiva, Amanda Fernandes.

As empresas que estarão no evento são: Accorde Company, Boutique Filmes, Chocolate Filmes, Elo Company, Forest Comunicação, Glaz Entretenimento – Copa Studio, Moonshot Pictures, Movioca Content House, Sato Company, Story Productions, Teleimage Productions e UP VOICE.

O NATPE Miami Marketplace & Conference será realizado no Fontainebleau Miami Beach de 21 a 23 de janeiro. Em 2019 participaram mais de 5 mil profissionais, representando 70 países, mais de 1.100 buyers, 400 empresas exibidoras e 200 palestrantes.

Sobre o Brazilian Content 

O Brazilian Content é o programa internacional da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI), criado em 2004 e realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Com o objetivo de promover o conteúdo audiovisual independente no mercado internacional, o Brazilian Content viabiliza parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras (por meio de coproduções, vendas e pré-vendas para canais de TV, internet, telefonia celular e mídias digitais). O Brasil hoje é considerado um importante mercado no cenário internacional e integra o plano de negócios de coprodução de inúmeras TVs e produtoras. 

Sobre a Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) 

A BRAVI reúne produtoras independentes de conteúdo audiovisual para televisão e mídias digitais e possui mais de 660 associados em 21 unidades da Federação, nas cinco regiões do Brasil. Fundada em 1999, a associação atua fortemente para o desenvolvimento do mercado audiovisual brasileiro e representa o setor em diversos fóruns de debates públicos e privados. Com uma estrutura profissional e reconhecida representatividade nacional, a BRAVI também participa ativamente das regulamentações do mercado audiovisual, incentivando a produção e novos modelos de negócios, além de oferecer capacitação especializada ao produtor independente. Por meio de relevantes parcerias institucionais, apoia a participação do empresário brasileiro no mercado audiovisual internacional. 

Sobre a Apex-Brasil  

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.