Brazil Agribusiness Innovation Forum acontecerá em Sydney, Austrália



Brazil Agribusiness Innovation Forum acontecerá em Sydney, Austrália

Como a tecnologia está transformando a agricultura brasileira e como a Austrália pode beneficiar-se com isso?

Em prosseguimento ao Australia-Brazil Agribusiness Forum, realizado em junho de 2018, o Consulado-Geral do Brasil em Sydney tem o prazer de anunciar a realização do Brazil Agribusiness Innovation Forum, que acontecerá em Sydney, no dia 11 de junho de 2019. O evento é uma iniciativa do Consulado-Geral do Brasil em Sydney – Ministério das Relações Exteriores do Brasil, com o apoio da Apex-Brasil, da SOFTEX Brasil e do Departamento de Indústrias Primárias de Nova Gales do Sul, e em parceria com a Câmara de Comércio Austrália-Brasil, o Conselho Empresarial Austrália Brasil e o Conselho Empresarial Austrália-América Latina.

A delegação brasileira ao evento, integrada por empresas líderes do agronegócio e por startups de agtech, mostrará à Austrália uma seleção de tecnologias brasileiras inovadoras e sustentáveis aplicadas à agricultura e à pecuária. Em especial, duas startups brasileiras de agtech – Agribela e @Tech – apresentarão seus produtos em primeira mão a investidores, empresas do agronegócio e empresas de tecnologia da Austrália. As empresas brasileiras de agronegócios Grupo JCN e Millenium Bioenergy também apresentarão suas empresas e tecnologias.

Entre os palestrantes, Wes Lefroy, analista agrícola do Rabobank Austrália e Nova Zelândia, fará uma apresentação sobre agtech australiano, enquanto Otávio Celidonio, do Agrihub do estado de Mato Grosso, falará sobre o mercado brasileiro de agtech.

“O Brasil, como a Austrália, está há muito tempo comprometido com o uso das tecnologias mais avançadas em seu setor agropecuário. Juntos, os dois países poderiam desenvolver tecnologias para ajudar a alimentar o mundo usando energia renovável e processos sustentáveis”, disse Sergio Bath, Cônsul-Geral do Brasil em Sydney.

Desde a década de 70, o Brasil desenvolveu, com base na ciência, agricultura tropical avançada, que contribuiu para a consolidação do país como um dos principais atores nos mercados de carne bovina, suína e de aves e também no de culturas como cana-de-açúcar, café, soja, algodão, laranja e milho, entre outros. O Brasil é também líder mundial no uso de etanol como combustível. De fato, com o uso de novas tecnologias, nos últimos 40 anos o Brasil conseguiu se tornar o principal exportador mundial de açúcar, café, suco de laranja, soja, carne bovina e frango e o segundo maior exportador de milho, sempre com atenção ao meio ambiente. A produção de grãos, em particular, cresceu 386% de 1976 a 2017, usando apenas 33% de terras adicionais, de acordo com a EMBRAPA. A tendência de crescer com sustentabilidade continua até os dias de hoje: uma das áreas de pesquisa no Brasil é a de “intensificação sustentável”, combinando agricultura, silvicultura e pecuária.

Os desenvolvimentos da tecnologia da informação nas últimas décadas, combinados com o compromisso de longa data com a agricultura baseada na ciência, colocaram o Brasil na nova fronteira tecnológica de agricultura sustentável e altamente produtiva.

“Este evento será uma excelente oportunidade para empresas, investidores e instituições de pesquisa australianas aprenderem mais sobre o que está acontecendo na agricultura e em agtech no Brasil e sobre como eles podem estabelecer parcerias com as empresas brasileiras para o desenvolvimento de novas soluções, para aplicar a tecnologia brasileira ao mercado australiano e até mesmo para explorar em conjunto terceiros mercados”, afirmou Joaquim Penna, chefe do Setor de Promoção Comercial e Investimentos do Consulado-Geral do Brasil em Sydney.

Após o evento do dia 11, as startups brasileiras Agribela e @Tech cumprirão por dois dias um cronograma de reuniões e visitas junto a investidores australianos, empresas do agronegócio e de tecnologia, instituições de pesquisa e associações setoriais, que culminarão no dia 13 de junho com viagem a Orange, Nova Gales do Sul, onde o Departamento de Indústrias Primárias organizará visita às instalações do “The GATE – the Global Agtech Ecosystem”.

O evento
O Brazil Agribusiness Innovation Forum será realizado no Amora Hotel Sydney – Sala Whiteley I, em 11 de junho de 2019. O registro de participantes começa às 12h, com almoço e discursos a partir das 12h30 e encerramento às 14h30. Programa do evento pode ser consultado em documento anexo. Kits de imprensa com as apresentações e outros materiais serão distribuídos no dia do evento.

Para mais informações para a imprensa, contatar:
Contato de RP: Carla Joia e Margaret Braga
Telefone: +61 (0)2 9285 5710/9285 5713
Email: secom.sydney@itamaraty.gov.br

Para mais informações sobre o evento:
Website: http://sydney.itamaraty.gov.br/en-us/brazil_agribusiness_innovation_forum.xml
Facebook (fotos/video depois do evento): https://www.facebook.com/CGSydney/