“Brazil. The Coffee Nation” potencializa negócios na Europa



“Brazil. The Coffee Nation” potencializa negócios na Europa

Projeto realizou ações na Alemanha, Espanha e Polônia. Juntas, atividades podem render US$ 31,9 milhões

Entre 6 e 8 de junho, a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), como ação do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, potencializaram negócios com cafés especiais do país em Berlim, na Alemanha, durante a World of Coffee, principal feira do setor cafeeiro europeu, que contou com público superior a 12 mil pessoas este ano.

Os empresários nacionais presentes realizaram cerca de 1.500 contatos comerciais com profissionais da cadeia de valor do café de Alemanha, Holanda, Inglaterra, EUA, Itália, França, Rússia, Polônia, Bulgária, Suíça, Espanha, Finlândia, Noruega e Malásia. Essas negociações renderam US$ 6,63 milhões em negócios no evento e o prognóstico para a realização de mais US$ 18,4 milhões nos próximos 12 meses, o que elevaria o total comercializado pelos brasileiros para US$ 25 milhões.

A BSCA contou com o maior estande da feira, que chamou a atenção do público com um atrativo design ilustrando o branding originado do projeto “Brazil. The Coffee Nation”. No local, a principal atração foi a “Brazil Island”, onde os membros da Associação divulgaram seus cafés e marcas ao público presente. Os produtos brasileiros, apresentados nos métodos espresso e filtrado, foram colhidos nesta safra 2019 e são originários da Alta Mogiana (SP), Chapada de Minas, Mantiqueira de Minas e Sul de Minas Gerais.

Realizada pela Specialty Coffee Association (SCA), a World of Coffee se consolidou como o principal encontro do setor cafeeiro na Europa, envolvendo toda a cadeia produtiva, que é representada por produtores, importadores, torrefadores, segmentos de máquinas e equipamentos, produtos derivados, entre outros, com o foco sempre voltado ao mercado de cafés especiais. A feira é organizada anualmente de forma itinerante entre os quase 30 países que possuem capítulos nacionais da Associação. A edição 2020 está prevista para a Polônia.

RODADA DE NEGÓCIOS
Paralelamente à participação na feira World of Coffee, a BSCA organizou “Rodadas de Negócios” na Espanha e na Polônia, com o objetivo de promover os cafés especiais do Brasil e possibilitar a realização de negócios entre os associados da entidade e compradores desses países europeus.

Na Espanha, o evento ocorreu na capital Madri, em 4 de junho, e contou com 12 empresários brasileiros. Através de 144 contatos comerciais realizados, eles devem fechar US$ 3 milhões em negócios, dos quais US$ 566 mil foram concretizados in loco e outros US$ 2,44 milhões devem ser firmados até junho de 2020.

A realização da rodada na Espanha, país que vem registrando crescimento constante no consumo de cafés especiais, foi fundamental para abrir as portas para exportações diretas a este país, conforme a diretora da BSCA, Vanusia Nogueira. “A Espanha é um mercado em expansão para cafés finos e contamos com a participação das principais cafeterias locais no evento. São estabelecimentos de cafés especiais que, em sua maioria, ainda não torram seus próprios grãos, pois ainda não têm volume suficiente para investir em torrefação. Pelo que já observamos em outros mercados, sabemos este é um processo de evolução e quem chega primeiro ‘bebe água limpa’”, comenta.

Na Polônia, a Rodada de Negócios ocorreu em 10 de junho, na capital Varsóvia, cidade que sediará a World of Coffee 2020. Em um laboratório de gastronomia, 14 empresários brasileiros fecharam US$ 1,52 milhão em negócios com 88 contatos de torrefações e cafeterias locais e podem elevar esse total para US$ 3,9 milhões nos próximos 12 meses.

Além dos negócios, a diretora da BSCA fez a apresentação institucional da entidade e do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido em parceria com a Apex-Brasil, e também foi realizada sessão de degustação dos cafés especiais dos associados para o público.

O fotógrafo residente na Polônia, Marcin Rzonca, que participou do Cup of Excellence Brasil 2018, expôs as fotos que tirou durante o concurso e “o público ficou admirado com as imagens dos produtores brasileiros que visitamos durante a competição”, destaca Vanusia. “O evento foi de extrema importância para já preparar e estabelecer relações entre empresas brasileiras e o mercado de café polonês para a feira do próximo ano”, conclui.

A Polônia é uma das economias mais fortes da União Europeia, com disponibilidade de renda e PIB em ascensão. O principal exportador de café ao país, atualmente, é a Alemanha, responsável por 46% das importações polonesas do produto. A maioria do grão que o país adquire é cru, que responde por 52% do total, enquanto 43% das compras são referentes a café torrado (66% provenientes da Alemanha).

 

BRAZIL. THE COFFEE NATION
O projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation” é desenvolvido pela BSCA e pela Apex-Brasil com foco na promoção comercial dos cafés especiais brasileiros no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos produtos nacionais em todo o mundo e posicionar o Brasil como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas no país. O projeto visa, ainda, a expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros.

Iniciado em 2008, a vigência do atual projeto se dá até maio de 2020, tendo como mercados-alvo: (i) Alemanha, Austrália, Canadá, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido, Rússia, Taiwan (Formosa) e Turquia para os cafés crus especiais; e (ii) Argentina, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem. As empresas que ainda não fazem parte do projeto podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / (35) 3212-6302 ou do e-mail exec@bsca.com.br.