Brazilian Footwear abre oportunidades para exportadores de calçados



Brazilian Footwear abre oportunidades para exportadores de calçados

Desde 2000, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), mantém o Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados. Fundamental para o fomento dos embarques, especialmente no que diz respeito à qualificação dos mesmos, tanto em número de destinos como na divulgação da marca Made in Brazil pelo mundo, a iniciativa gerou, nos últimos dois anos, mais de US$ 400 milhões (em torno de R$ 1,2 bilhão).

Para o biênio 2019/2021, o convênio foi renovado no mês passado e divulgou, em primeira mão, as próximas ações, para as quais serão destinados mais de R$ 30 milhões. Ressaltando os objetivos de incrementar as exportações brasileiras de calçados com marca própria, a coordenadora de Promoção Comercial da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, resumiu as ações comerciais que serão realizadas no âmbito do programa nos próximos dois anos. “As iniciativas serão realizadas ou terão impacto direto nos mercados-alvo do Programa – Peru, Estados Unidos, Reino Unido, França e China – sendo que cada mercado é pensado de forma estratégica visando sua abertura, consolidação e posicionamento de marcas brasileiras”, disse.

As feiras italianas Expo Riva Schuh, em Riva Del Garda, e Micam Milano, em Milão, seguem no escopo do Programa. Realizada em janeiro e junho de 2020 e de 2021, a Expo Riva Schuh é uma feira forte, de altos volumes comercializados, onde se encontram distribuidores, especialmente da Europa, mas também de outros países, sendo que algumas empresas chegam a comercializar 60% do total vendido na temporada durante a mostra. Já a Micam Milano, considerada a mais internacionalizada das feiras de calçados do mundo, acontece em setembro de 2019, fevereiro e setembro de 2020, e fevereiro de 2021. Além de ser caracterizada por altos volumes de negócios, a plataforma comercial é uma mostra que funciona como um evento de posicionamento de marcas sendo apresentadas aos principais compradores do mundo. Na próxima edição, em setembro, , 74 marcas brasileiras serão apoiadas pelo Brazilian Footwear.

Outra ação relevante é o Projeto Comprador Vip traz compradores internacionais para mostras e eventos brasileiros, mas também abre agenda de acordo com o timing dos importadores, que podem visitar fábricas e participar de rodadas de negócios com empresas associadas ao Brazilian Footwear.

Além das feiras que fazem parte do do calendário oficial do Brazilian Footwear, o Programa também promove o Edital de Ações Personalizadas todos os semestres. As propostas recebidas são enviadas para avaliação da Abicalçados e Apex-Brasil e podem contemplar qualquer país, desde que haja impacto em um ou mais mercados-alvo do Programa.

Letícia ainda anunciou que a plataforma BrazilianFootwear.com será amplamente reestruturada, passando a atender também o mercado doméstico, colocando marcas nacionais em contato com alguns dos principais compradores do Brasil e do mundo. Lançada em 2015, a plataforma on-line tem 88 marcas ativas, que possuem perfis que podem ser acessados por compradores cadastrados.

Ainda com impacto em mercados que vão além dos elencados como alvos do Programa, o Projeto Imagem traz jornalistas internacionais setoriais para as feiras brasileiras de calçados. O objetivo é divulgar o calçado brasileiro em veículos econômicos e B2B. A próxima visita de jornalistas internacionais deve ocorrer durante a Zero Grau, em Gramado/RS, em novembro deste ano.

Ações nos mercados-alvo

Nos Estados Unidos, a estratégia é consolidar e posicionar marcas no mercado. As próximas ações por lá são a feira FN Platform, em Las Vegas em agosto; e o DIP — Digital Influencer Project, em novembro. Além desses, o Programa conta com serviço especializado de Relações Públicas naquele país. “Tanto o DIP como o RP têm como objetivo a promoção de imagem nos Estados Unidos. O primeiro fará parceria com influenciadores locais para divulgação das marcas brasileiras e o segundo consiste em uma assessoria naquele país, com foco no digital”, explicou Luana Chinazzo, analista de Promoção de Imagem da Abicalçados e responsável pelas ações.

Na China, o trabalho do Brazilian Footwear será focado no e-commerce, canal responsável por quase 30% das vendas do produto naquele país. Nos últimos três anos, o Brazilian Footwear investiu em entender este novo modelo de negócios. A ideia para este próximo biênio é sensibilizar  as empresas e abrir oportunidades de negócios através deste canal com impacto direto no consumidor final chinês.

Considerado um mercado reexportador para a Europa, o Reino Unido entrou no rol dos mercados-alvo no convênio anterior 2017/2018, quando foi realizado um estudo estratégico e uma missão prospectiva para entender melhor as oportunidades do mercado. Para este biênio, será contratado  um serviço de matchmaking para convidar potenciais compradores britânicos para vir ao Brasil.

Terceiro destino das exportações brasileiras de calçados, a França segue como mercado-alvo do Brazilian Footwear. Apesar de a França comprar um volume importante do Brasil, muitas negociações ainda são na modalidade private label (calçado com marca do cliente). Para alavancar ainda mais os negócios, no biênio está prevista a realização de um Projeto Vendedor, que leva a empresa brasileira até o escritório do importador. A ação ocorrerá em maio de 2020 e de 2021.

Estreando como  mercado-alvo do Brazilian Footwear, o Peru receberá uma Missão Comercial, com showroom exclusivo de marcas brasileiras em novembro deste ano, maio e novembro de 2020 e maio de 2021. A Missão acontecerá  em Lima e contará com serviços de matchmaking, realizado por uma empresa de consultoria local. Durante as missões, serão realizadas ainda edições do Photocall, evento de relacionamento com imprensa local. O mercado terá também um serviço especializado de Relações Públicas.

Divulgação

Por fim, também no âmbito do Brazilian Footwear, durante o ano serão realizados ensaios fotográficos com marcas associadas para divulgação nas mídias sociais do Programa, no site BrazilianFootwear.com e em feiras internacionais. Gratuito para associados, o serviço foi lançado neste mês e as empresas interessadas em participar devem entrar em contato com a Unidade de Promoção de Imagem da entidade. “Importante frisar que, para todas as ações, as empresas precisam ter o Termo de Adesão assinado junto à Abicalçados e Apex-Brasil. A associação ao Programa é gratuita, mas a empresa precisa preencher requisitos específicos”, concluiu Letícia.

As empresas que desejam se associar ao Brazilian Footwear podem entrar em contato com a Abicalçados pelo e-mail relacionamento@abicalcados.com.br. A associação é gratuita, mediante avaliação prévia.

Mais informações sobre o Programa pelo site www.abicalcados.com.br/brazilianfootwear.

Sobre o Brazilian Footwear:
Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil. Este programa tem por objetivo aumentar as exportações de marcas brasileiras de calçados através de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem voltadas ao mercado internacional. Conheça: www.brazilianfootwear.com.br| www.abicalcados.com.br/brazilianfootwear

Sobre a Apex-Brasil:

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. Conheça: www.apexbrasil.com.br