Brazilian Health Devices participa pela 6ª vez da principal feira médica da África Subsaariana
Em sua 10ª edição, a feira se transforma em uma plataforma do setor que possibilita aprendizado, inovação, contatos e tomada de decisões
De 12 a 14 de maio de 2020 acontece o principal congresso e feira da área da saúde na região da África Subsaariana, a Africa Health. O evento, que ocorre no Gallagher Convention Centre, em Joanesburgo, tem como objetivo apresentar novos produtos e serviços da área médico-hospitalar.
Em dez anos de evento, a feira se transformou em uma plataforma do setor que permite aprendizado e inovação, promove relacionamentos e a tomada de decisões, além de gerar ótimas oportunidades de negócios. Na edição de 2019, por exemplo, o evento recebeu mais de 10.661 profissionais de saúde e comércio de 67 países.
A última participação brasileira ocorreu em 2017 e contou com a presença de dez empresas que geraram uma expectativa de negócios de US$ 1.990.000,00. Em 2020 será a sexta vez que o Brasil estará presente no evento por meio do projeto Brazilian Health Devices, parceria entre a ABIMO e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Este ano, oito empresas nacionais estarão no pavilhão: Baumer, Braile, Deltronix, GM Reis, Lifesil, Magnamed, Phoenix e Schioppa.
O evento proporciona para as empresas participantes uma oportunidade de negócios e maior visibilidade para as suas marcas, já que o continente africano é uma importante vitrine em função do seu tamanho e de sua relevância mundial.
Participação brasileira
A empresa Baumer, que em 2020 irá participar pela primeira vez do evento, levará o seu portfólio, que inclui produtos para área dental, como biomateriais e implantes, esterilizadores, mesas cirúrgicas e centrais de anestesia, além da sua linha de ortopedia (próteses de quadril e trauma). Durante a feira, a empresa pretende destacar a linha de próteses de joelho de revisão, com o novo instrumental, e também a endoprótese STAGE.
O executivo de vendas da Baumer, André Freitas Marques de Barros, acredita que o evento proporciona uma possibilidade de contato com a África Subsaariana. “Com a recente instabilidade do mercado latino-americano (crise econômica na Argentina e protestos no Chile) precisamos olhar com mais atenção para o continente africano, um local que possui mercados emergentes, países com grande potencial econômico e baixas barreiras regulatórias. Acreditamos que a África do Sul seria uma porta de entrada interessante para este mercado”, explica.
Também estreante no evento, a empresa Schioppa, que irá levar seu catálogo de rodas e rodízios para equipamentos médico-hospitalares e camas, espera estabelecer contatos em um novo mercado.
“Nossa expectativa é desenvolver negócios com este importante player, aproveitando o momento positivo do câmbio e indo ao encontro de nossa estratégia de crescimento e expansão em novos mercados”, afirma a gerente de vendas internacional Vera Bites.
Mercado
Embora a África do Sul tenha um protecionismo local, gerando um elemento de dificuldade para a entrada de dispositivos importados, além de sua faixa de produtos mais competitivos em preço, que possuem forte nível de competição com concorrentes asiáticos, a região tem um perfil socioeconômico e de demandas bastante similares ao brasileiro.
“Há forte sinergia entre a produção brasileira e a demanda existente na África do Sul e região próxima ao continente liderada por Namíbia, Botsuana e Moçambique. O país tem um processo regulatório próprio relativamente simples e boa aceitação para a oferta exportável brasileira”, explica a Analista de Promoção Comercial da ABIMO, Caliandra Cunha.
Dados divulgados pela Africa Health indicam um crescimento de 0,89% nas exportações do segmento médico-hospitalar, que passou de 490,5 milhões no ano de 2018 para 494,9 milhões em 2019.
Esse cenário positivo aumenta as expectativas de negócios dos expositores, como é o caso da Phoenix Luferco, que já participou de duas edições da feira e conhece o potencial do mercado. “Em nossa terceira participação, a expectativa é desenvolver a nossa marca nos países que compõem o sul da África e encontrar um importador para nos representar nesta região”, cita Fernando Porzani, do Departamento de Exportações da empresa.
SOBRE O BRAZILIAN HEALTH DEVICES
O PS (Projeto Setorial) Brazilian Health Devices, executado pela ABIMO em parceria com a Apex-Brasil, tem como missão fomentar as exportações das indústrias de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente.
SOBRE A ABIMO
A ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) é a entidade representante da indústria brasileira de produtos para a saúde que busca promover o crescimento sustentável do setor no mercado nacional e internacional.
SOBRE A APEX-BRASIL A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira