Brazilian Health Devices participa pela 6ª vez da principal feira médica da África Subsaariana



Brazilian Health Devices participa pela 6ª vez da principal feira médica da África Subsaariana

Em sua 10ª edição, a feira se transforma em uma plataforma do setor que possibilita aprendizado, inovação, contatos e tomada de decisões

De 12 a 14 de maio de 2020 acontece o principal congresso e feira da área da saúde na região da África Subsaariana, a Africa Health. O evento, que ocorre no Gallagher Convention Centre, em Joanesburgo, tem como objetivo apresentar novos produtos e serviços da área médico-hospitalar.

Em dez anos de evento, a feira se transformou em uma plataforma do setor que permite aprendizado e inovação, promove relacionamentos e a tomada de decisões, além de gerar ótimas oportunidades de negócios. Na edição de 2019, por exemplo, o evento recebeu mais de 10.661 profissionais de saúde e comércio de 67 países.

A última participação brasileira ocorreu em 2017 e contou com a presença de dez empresas que geraram uma expectativa de negócios de US$ 1.990.000,00. Em 2020 será a sexta vez que o Brasil estará presente no evento por meio do projeto Brazilian Health Devices, parceria entre a ABIMO e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Este ano, oito empresas nacionais estarão no pavilhão: Baumer, Braile, Deltronix, GM Reis, Lifesil, Magnamed, Phoenix e Schioppa.

O evento proporciona para as empresas participantes uma oportunidade de negócios e maior visibilidade para as suas marcas, já que o continente africano é uma importante vitrine em função do seu tamanho e de sua relevância mundial.

Participação brasileira

A empresa Baumer, que em 2020 irá participar pela primeira vez do evento, levará o seu portfólio, que inclui produtos para área dental, como biomateriais e implantes, esterilizadores, mesas cirúrgicas e centrais de anestesia, além da sua linha de ortopedia (próteses de quadril e trauma). Durante a feira, a empresa pretende destacar a linha de próteses de joelho de revisão, com o novo instrumental, e também a endoprótese STAGE.

O executivo de vendas da Baumer, André Freitas Marques de Barros, acredita que o evento proporciona uma possibilidade de contato com a África Subsaariana. “Com a recente instabilidade do mercado latino-americano (crise econômica na Argentina e protestos no Chile) precisamos olhar com mais atenção para o continente africano, um local que possui mercados emergentes, países com grande potencial econômico e baixas barreiras regulatórias. Acreditamos que a África do Sul seria uma porta de entrada interessante para este mercado”, explica.

Também estreante no evento, a empresa Schioppa, que irá levar seu catálogo de rodas e rodízios para equipamentos médico-hospitalares e camas, espera estabelecer contatos em um novo mercado.

“Nossa expectativa é desenvolver negócios com este importante player, aproveitando o momento positivo do câmbio e indo ao encontro de nossa estratégia de crescimento e expansão em novos mercados”, afirma a gerente de vendas internacional Vera Bites.

Mercado

Embora a África do Sul tenha um protecionismo local, gerando um elemento de dificuldade para a entrada de dispositivos importados, além de sua faixa de produtos mais competitivos em preço, que possuem forte nível de competição com concorrentes asiáticos, a região tem um perfil socioeconômico e de demandas bastante similares ao brasileiro.

“Há forte sinergia entre a produção brasileira e a demanda existente na África do Sul e  região próxima ao continente liderada por Namíbia, Botsuana e Moçambique. O país tem um processo regulatório próprio relativamente simples e boa aceitação para a oferta exportável brasileira”, explica a Analista de Promoção Comercial da ABIMO, Caliandra Cunha.

Dados divulgados pela Africa Health indicam um crescimento de 0,89% nas exportações do segmento médico-hospitalar, que passou de 490,5 milhões no ano de 2018 para 494,9 milhões em 2019.

Esse cenário positivo aumenta as expectativas de negócios dos expositores, como é o caso da Phoenix Luferco, que já participou de duas edições da feira e conhece o potencial do mercado. “Em nossa terceira participação, a expectativa é desenvolver a nossa marca nos países que compõem o sul da África e encontrar um importador para nos representar nesta região”, cita Fernando Porzani, do Departamento de Exportações da empresa.

SOBRE O BRAZILIAN HEALTH DEVICES

O PS (Projeto Setorial) Brazilian Health Devices, executado pela ABIMO em parceria com a Apex-Brasil, tem como missão fomentar as exportações das indústrias de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente.

SOBRE A ABIMO

A ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) é a entidade representante da indústria brasileira de produtos para a saúde que busca promover o crescimento sustentável do setor no mercado nacional e internacional.

SOBRE A APEX-BRASIL A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira