Brazilian Health Devices realiza missão prospectiva para Argélia e Marrocos



Brazilian Health Devices realiza missão prospectiva para Argélia e Marrocos

Ação buscou o reconhecimento de diferentes mercados vislumbrando a proximidade entre empresas brasileiras e parcerias locais

A busca por novos vínculos corporativos internacionais moveu mais uma missão prospectiva realizada em março pelo Brazilian Health Devices, projeto setorial entre a ABIMO e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O roteiro teve como objetivo a identificação e coleta de informações acerca do desempenho, condutas comerciais e trâmites regidos conforme legislações vigentes junto a potenciais parcerias no continente africano. 

O trabalho foi desempenhado pelo Coordenador de Acesso a Mercados da ABIMO, Rafael Cavalcante. Ele explica que as missões prospectivas têm por funções duas principais frentes: entrever a preparação para uma nova missão comercial, prevista para outubro deste ano, e a coleta de informações de interesse do setor nestes mercados-alvos do BHD (Brazilian Health Devices). Segundo Cavalcante, o entendimento dos mercados locais, o reconhecimento das oportunidades, os desafios existentes e os aspectos locais de natureza regulatória são os principais pontos de exame dessa imersão inicial.

“A missão prospectiva foi muito produtiva. Em se tratando da Argélia, o governo é um grande player que vem perdendo força frente ao mercado privado, mas que se mantém relevante. É preciso destacar que o sistema de saúde local é parecido com o SUS (Sistema Único de Saúde), sendo o governo, ainda, o grande comprador em termos de volume, fato que nos fez conduzir uma agenda mais institucional”, diz.

Mapa de oportunidades

Para entender mais o mercado, existem diversas barreiras do ponto de vista financeiro e pormenores atrelados. “Mapeamos as peculiaridades existentes, fizemos vários contatos com a liderança governamental, especialistas privados em plena atuação e experientes distribuidores tendo em vista futuras missões comerciais e, também, a expansão dos informes projetando ações no Brasil, agregando, portanto, subsídios para as questões compreendidas quando do interesse nas parcerias na Argélia, um país com bom poder aquisitivo, mercado consumidor muito amplo conjugado a um sistema público de grande influência, configurando uma plataforma interessante para as empresas brasileiras”, esclarece Rafael Cavalcante.

O Coordenador de Acesso a Mercados ainda lembra que existem várias particularidades para o fechamento de negócios no país, enfatizando a importância da prospecção, a magnitude das oportunidades, a baixa concorrência decorrente das dificuldades para ingresso na nação, associada à forte restrição nas divisas argelianas.

A missão prospectiva foi composta também de reuniões com a Embaixada do Brasil, na capital Argel, no norte do país, com o Ministério da Saúde local, com o órgão de compras públicas Pharmacie Centrale Des Hôpitaux (PCH) e o setor privado daquele país. Do contato, evidenciou-se interesse argeliano quanto à retenção de investimentos via incentivos no próprio país, além do reconhecimento quanto ao grande mercado local, um ativo capaz de atrair investimentos.

Marrocos

A agenda da missão prospectiva seguiu com o mesmo propósito ao Marrocos, visando futuras ações comerciais que possam envolver os dois países, contemplando, desta maneira, passagens pela cidade de Rabat, capital do país, e também por Casablanca (a primeira, com objetivos mais institucionais e a segunda, um cenário mais comercial).

De acordo com Cavalcante, foram feitas reuniões com distribuidores e consultores, além de visitas a espaços para eventos com vista a esclarecimentos do mercado local e projeções da missão comercial em termos logísticos e interesses envolvidos.

Em Rabat, ocorreu a visita e reunião à Embaixada do Brasil e o contato com a associação de importadores do setor da saúde. A partir dessa oportunidade foi possível reconhecer ali um mercado mais acessível àquele anteriormente observado na Argélia. O país possui elevada concorrência e grandes expectativas de crescimento econômico para os próximos anos.  

Para Cavalcante, trata-se de uma economia emergente, com grande expectativa comercial, tratando-se de um mercado promissor e competitivo, que tem como referência dispositivos, sobretudo, europeus. Isso abre muito espaço para produtos brasileiros comparativamente mais baratos e muito competitivos em termos de custo-benefício.

“O Marrocos se apresenta como um mercado mais maduro, tendo uma concorrência que permeia por diversos setores, mas por outro lado, também dispõe de mais abertura e facilidades para se fazer negócios. Outro destaque é a consciência de limite de produção que o país apresenta, mostrando-se realista perante sua capacidade produtiva e abrindo-se a outros fornecedores”, cita o Coordenador de Acesso a Mercados, Rafael Cavalcante.

Outros fatores importantes que podem ser destacados sobre o Marrocos nessa perspectiva são a existência de um turismo hospitalar em ascensão e a não exigência disseminada de dispositivos certificados sob os padrões da marcação CE por parte dos distribuidores locais.

A missão prospectiva na Argélia e Marrocos foi encerrada com boas perspectivas ao serem identificadas novas oportunidades de negócios para as empresas associadas da ABIMO.

SOBRE O BRAZILIAN HEALTH DEVICES

O PS (Projeto Setorial) Brazilian Health Devices, executado pela ABIMO em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), tem como missão fomentar as exportações das indústrias de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente.

SOBRE A ABIMO

A ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) é a entidade representante da indústria brasileira de produtos para a saúde que busca promover o crescimento sustentável do setor no mercado nacional e internacional.

SOBRE A APEX-BRASIL

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.