Brazilian Publishers apresenta seminário durante a Feira do Livro de Londres
É o terceiro ano consecutivo em que o Brazilian Publishers – projeto setorial de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) – ganha destaque durante a Feira do Livro de Londres. A gerente de relações internacionais da CBL e gerente do BP, Fernanda Dantas, junto à diretora editorial da Girassol Brasil Edições e Diretora da CBL, Karine Pansa, vão apresentar um seminário sobre as oportunidades de negócio com o Brasil para o público internacional durante o evento.
Considerada uma das principais plataformas do mercado editorial para negociação de direitos, venda e distribuição de conteúdo, a Feira do Livro de Londres acontece entre os dias 10 e 12 de março. O seminário, que vai levar ao público do evento as possibilidades de mercado que o Brasil oferece, além de apresentar o projeto, está marcado para acontecer no dia 11.
A bolsa de traduções de editores brasileiros é um dos tópicos a ser abordado durante a palestra. Chamada de Brazilian Publishers Translation Grant, ela oferece a editores estrangeiros subsídios para apoiar a tradução (em qualquer idioma) de trabalhos de escritores brasileiros. “O objetivo dessa ferramenta é de publicar e distribuir no exterior, em formatos impressos ou digitais, o rico conteúdo nacional que os escritores brasileiros produzem. Queremos fomentar a exportação das nossas obras”, ressalta Fernanda.
Outro assunto que será levado para o conhecimento do público internacional é a importância do Prêmio Jabuti e tudo que ele representa para o mercado editorial. Durante a apresentação do seminário, Fernanda e Karine vão falar sobre a categoria criada há três anos: Livro Brasileiro Publicado no Exterior. “Esse é o prêmio literário mais tradicional e prestigiado no Brasil desde 1958. A premiação desta categoria destina-se ao editor estrangeiro que comprou e publicou na primeira edição um livro brasileiro no exterior”, explica a gerente de relações internacionais da CBL, entidade que promove a premiação todos os anos.
Por fim, mas não menos relevante ao mercado editorial, as representantes brasileiras na Feira do Livro de Londres vão falar da Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Esse é o maior evento do mercado do livro do Brasil, onde importantes editoras, livrarias e distribuidoras apresentam seus catálogos e lançamentos mais recentes. Em 2018, a 25ª edição da feira recebeu mais de 663 mil visitantes, com mais de 300 expositores e 750 editoras. Além disso, aquela edição sediou a 1ª Jornada Profissional, rodada de negócios com players nacionais e internacionais.
Como o próprio nome diz, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo acontece a cada dois anos, e a data de 2020 já está marcada : 30 de outubro a 08 de novembro. A previsão é de que a edição deste ano reúna mais de 80 editores para a rodada de negócios.
Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.