Brazilian Publishers celebra Dia Mundial do Livro



Brazilian Publishers celebra Dia Mundial do Livro

No livro “Memórias Inventadas”, o escritor brasileiro Manoel de Barros apresenta um conto no qual descreve uma memória de infância. Ao ver dois arqueólogos escovando ossos, o autor se encantou sobre o serviço amoroso, cuidadoso e delicado de encontrar vestígios de antigas civilizações enterradas por séculos no chão. Em seguida, Manoel se trancou no quarto e decidiu escovar palavras pelo mesmo sentimento. “Eu queria ir atrás dos clamores antigos que estariam guardados dentro das palavras. Eu queria então escovar as palavras para escutar o primeiro esgar de cada uma”, escovou Manoel em seu conto.

Mais do que reconhecer o valor do exercício de “escovar palavras”, reuni-las em uma publicação e lançar no mercado, o Brazilian Publishers reconhece a importância das palavras brasileiras. O projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro é realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e tem gerado resultados positivos para o setor editorial do País.

Em 2018, as editoras brasileiras que fazem parte do projeto alcançaram o valor total de US$ 2.002.272,79 em negócios realizados, por meio da participação de profissionais do mercado em eventos internacionais e reuniões de negócios apoiadas pelo Brazilian Publishers. O resultado do período apontou uma abertura do mercado externo para a produção nacional que já identificamos nas feiras do primeiro semestre.

A Feira do Livro de Londres 2019 contou com a participação de oito editoras brasileiras e gerou US$ 285 mil em expectativas de negócios fechados e previsão para os próximos 12 meses. O resultado superou o valor de US$ 200 mil em negócios fechados alcançados na edição do ano passado. Durante o evento, a editora brasileira Ed5 ganhou o International Excellence Awards 2019 na categoria “Accessible Books Consortium International Excellence Award” e estávamos lá para celebrar a conquista.

Em seguida, 18 empresas brasileiras marcaram presença na Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha 2019 e movimentaram US$ 816 mil em venda de livros e direitos autorais durante o evento. Os números superaram a estimativa inicial de US$ 350 mil e os US$ 656 em expectativa de negócios para os 12 meses subsequentes à feira. Foram realizadas cerca de 308 reuniões com profissionais da América Latina e dos Emirados Árabes e relacionamento com empresas do mercado editorial de 27 de países, como Espanha, Estados Unidos, México, Índia, China, Polônia, Grécia, Turquia, Coréia, Israel, entre outros.

Além do relacionamento entre profissionais do mercado, o Brazilian Publishers também apoia a participação de autores brasileiros durante os eventos internacionais, o que amplia o conhecimento sobre as publicações e cultura brasileira. Em 2019, contamos com a presença da vencedora do Prêmio Jabuti Carol Bensimon na Feira de Londres da escritora Fê Liz e ilustrador Caco Bressane em Bolonha. Com o objetivo de fomentar informações sobre os nossos autores, o Brazilian Publishers alimenta semanalmente a Série Autores Brasileiros, que apresenta o perfil de diversos escritores brasileiros.

Por tudo isso, hoje celebramos o Dia Mundial do Livro conscientes sobre o diferencial do conteúdo editorial brasileiro, que traz a multiculturalidade do nosso país formado por escritores que, assim como Manoel de Barros, escovam palavras e exprimem significados capazes de atingir e conectar qualquer tipo de pessoa.

Ainda teremos muitas ações ao longo do ano, como a continuidade da participação brasileira em eventos internacionais, a preparação da Jornada Profissional 2019, o relacionamento com o país homenageado da próxima edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo e a categoria internacional “Livro Brasileiro Publicado No Exterior” do Prêmio Jabuti, o maior evento do mercado editorial brasileiro.

Junto ao trabalho realizado pela CBL e pela Apex-Brasil, não mediremos esforços para que as palavras brasileiras viajem o mundo e encantem leitores internacionais, porque é exatamente isso que o livro brasileiro é capaz de provocar.

Aproveite o Dia Mundial do Livro e comemore com um bom livro brasileiro.

Equipe Brazilian Publishers

Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.