Brazilian Publishers marca presença no BIG Festival



Brazilian Publishers marca presença no BIG Festival

Entre os dias 26 e 30 de junho aconteceu o BIG Festival, um dos maiores festivais de jogos independentes da América Latina, e novamente teve como parceiros a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o Brazilian Publishers, projeto de fomento à exportação de conteúdo editorial brasileiro realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A parceria incluiu a indicação de convidados internacionais e o apoio na programação intersetorial. As empresas apoiadas pelo projeto, Bom Bom Books, Letras do Pensamento, Arole Cultural, DSOP e Ubook, tiveram gratuidade na participação do Big Business Meetings. Já as empresas associadas à CBL que não estão no projeto tiveram desconto de 40% para as rodadas de negócios.

Além disso, Fernanda Dantas, gerente de relações internacionais da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e gerente do Brazilian Publishers, foi moderadora do debate “Conteúdo Transmídia: Novos Percursos de Livro” no dia 28 (sexta-feira). Para participar da conversa foram convidados Guilherme Langer Wroclawski, um dos fundadores e sócios da produtora Canoa Produções Audiovisuais — criadora das animações Turma do Folclore e Pequenos Ilustres, e Viviane Maurey, autora e coordenadora de conteúdo internacional na Ubook — o maior aplicativo de audiolivros por streaming da América Latina. Os participantes discorreram sobre o livro como propriedade intelectual e como o mercado tem se adaptado às novas realidades.

Guilherme contou sua trajetória com a produtora e como o conteúdo de Folclore Brasileiro tinha muita demanda e pouco serviço, além de explicar seus desafios. Segundo o empresário, atender todas as plataformas digitais de forma personalizada é trabalhoso, mas oferece excelentes resultados quanto à audiência.

Já Viviane comentou sobre um desafio muito atual: apresentar ao mercado editorial como o formato de assinatura de livros é mais atrativo aos leitores de hoje. Isto porque a venda unitária de obras não possui a mesma popularidade de antes. Entretanto, afirma que um diferencial desse sistema transmidiático é a experiência 360º que o leitor pode ter com o mesmo título: “a pessoa pode começar ouvindo uma obra e terminar lendo, são experiência diferentes, em mídias alternativas, que agregam muito”, completa Viviane.

Para Fernanda Dantas o evento é uma excelente oportunidade de desenvolver a economia criativa entre setores e consolidar o mercado brasileiro no exterior: “no BIG pudemos mostrar que o mercado editorial está mais envolvido em outras áreas do que se pode imaginar. É importante termos essa visão de fusão entre setores para estimular ainda mais a economia brasileira”.

O dia foi finalizado com a cerimônia de Premiação do BIG Festival 2019. Gris (Nomada Studio, da Espanha) foi o grande vencedor, levando dois prêmios: Melhor Jogo e Melhor Arte. O júri selecionou Adore (da Cadabra Games) como o Melhor Jogo Brasileiro e Moss (da Polyarc Games, dos Estados Unidos), como Melhor Jogo VR. Através do Voto Popular, Spaceline Crew (Coffeenauts, Brasil) também foi premiado.

Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.