Business Connection Brazil: inscrições para MPEs e startups de serviços digitais



Business Connection Brazil: inscrições para MPEs e startups de serviços digitais

Inscrições para as rodadas de negócios internacionais online estão abertas até o dia 11 de março

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) juntamente com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vão realizar o Business Connection Brazil: Digital Services, entre os dias 15 e 19 de março, em plataforma virtual, com a participação de compradores e investidores estrangeiros, principalmente da América Latina. A iniciativa acontece dentro do escopo do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) e tem o apoio do Programa de Facilitação de Comércio do Prosperity Fund no Brasil.

As inscrições são gratuitas e já podem ser realizadas no endereço eletrônico bcbrazil.com. A ideia é aproximar compradores e investidores internacionais de micro, pequenas e médias empresas de serviços digitais das áreas de TI, incluindo startups na área do agronegócio, saúde e educação, além de games e serviços de pesquisa, desenvolvimento e adequação de produto.

A gerente de Competitividade e Ensino da Apex-Brasil, Deborah Rossoni, destaca que as rodadas de negócios com o BID e Sebrae são ótimas oportunidades para a internacionalização de empresas dos setores envolvidos, reforçando o compromisso da Apex-Brasil de apoiar as empresas brasileiras de base tecnológica.

De acordo com a analista de competitividade do Sebrae, Andrea Restrepo, a união da expertise de todos os organizadores possibilita alavancar as exportações brasileiras. Ela acredita que os pequenos negócios brasileiros de serviços digitais têm todas as condições para atender demandas em qualquer lugar do mundo.

Para o Fabrizio Opertti do BID, a internacionalização é um aspecto fundamental para a recuperação econômica. “As MPMEs e startups com atuação internacional são mais resilientes às crises como a que estamos vivendo, e têm maior capacidade de recuperação, mantendo assim o emprego”, disse.

A promoção de rodadas de negócios internacionais faz parte da estratégia da Apex-Brasil e do Sebrae para fortalecer a cultura exportadora dos pequenos negócios brasileiros que representam mais de 40% das empresas exportadoras brasileiras.

Experiência de sucesso – A Acessibilidade Humanizada

A startup brasileira TiX Tecnologia Assistiva, que opera nos EUA como Key2enable desde 2018, iniciou sua trajetória internacional com apoio de programas oferecidos pelas instituições brasileiras que atuam para promover a cultura exportadora. A startup se tornou portfolio company da Singularity University, sendo reconhecida como capaz de impactar 1 bilhão de pessoas até 2030.

Como participar

Para se inscrever gratuitamente, o empresário deve se cadastrar em https://mbmapp.com/event/bcbrazil. Após a inscrição realizada, há um processo de seleção das empresas, de acordo com uma avaliação da capacidade de exportação e internacionalização, além do grau de correspondência com as demandas dos compradores.

Os critérios de seleção incluem ser uma empresa brasileira que presta alguns dos serviços digitais definidos; possuir experiência em exportação ou ter um plano de exportação para começar a exportar; ter um site funcional e ativo; ser uma empresa ou pessoa jurídica (CNPJ). Recomenda-se que a pessoa que participe em nome da empresa domine o idioma inglês.

Durante a rodada haverá webinars sobre as temáticas mais importantes para a exportação de serviços, passo-a-passo e dicas sobre como as empresas brasileiras podem ganhar o mercado internacional.

Mais informações: https://mbmapp.com/event/bcbrazil