Café especial: campeão do Cup of Excellence – Brazil 2019 é de Ibiraci (MG)
André Luis Águila Ribeiro, da Fazenda Pai e Filho, venceu o principal concurso de qualidade para cafés especiais do mundo
“Não havia como ter uma expectativa maior sobre a produção de um lote. Pontuei esse café com 100 pontos, é um supercampeão”. Essa é a análise de Silvio Leite, jurado internacional do Cup of Excellence – Brazil 2019, a respeito do primeiro colocado do principal concurso de qualidade para cafés especiais do mundo. O produtor dessa joia é André Luis Águila Ribeiro, da Fazenda Pai e Filho, localizada em Ibiraci (MG), que, com a nota 92,23 pontos, foi o campeão do concurso realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).
No ano em que celebra suas duas décadas de história, o Cup of Excellence – Brazil 2019 retornou à origem de sua criação, em Lavras (MG), e contou com a Universidade Federal Ufla e a cooperativa Sancoffee como anfitriãs. No total, o concurso teve 27 vencedores – que são os cafés com nota acima de 87 pontos -, de nove origens produtoras do país: Sul de Minas, Chapada de Minas, Chapada Diamantina (BA), Indicação de Procedência da Mantiqueira de Minas, Campo das Vertentes (MG), Matas de Minas, Denominação de Origem do Cerrado Mineiro, Montanhas do Espírito Santo e Média Mogiana (SP).
Também foram eleitos seis Campeões Nacionais, que receberam notas entre 85,00 e 86,99 pontos. Esses cafés são originários da Indicação de Procedência da Alta Mogiana (SP), da Denominação de Origem do Cerrado Mineiro, da Indicação de Procedência da Mantiqueira de Minas e do Campo das Vertentes. O resultado completo pode ser acessado no site da BSCA: http://brazilcoffeenation.com.br/contest-edition/show/id/15.
O juiz principal do Júri Internacional, o guatemalteco Eduardo Ambrocio, reconheceu a complexidade dos cafés do Brasil. “Mesmo em um ano difícil, com adversidades climáticas, provamos cafés bem complexos e foi difícil selecionar os melhores pelo alto nível apresentado. É incrível como a produção acompanha as novas tendências do consumo, com os produtores sendo mais criativos e inovadores para se manterem líderes no mercado e continuarem produzindo cafés incríveis. Precisamos celebrar os cafeicultores e toda a dedicação que investem no campo, na produção”, destaca.
Silvio Leite, que é um dos criadores do Cup of Excellence e do método de avaliação da competição, completa que a qualidade dos cafés na mesa final de prova foi extraordinária e reforça o diferencial do primeiro colocado. “A dimensão da mesa foi extraordinária, mas esse café (campeão), especificamente, foi algo tão multidimensional que, cada vez que nós o provamos, ele revelava novos sabores, além de limpeza, doçura, raridade e complexidade. Na minha vida, pontuei apenas três cafés com 100 pontos e esse foi um deles”, revela.
A diretora da BSCA, Vanusia Nogueira, aponta que, além de revelar os melhores cafés especiais brasileiros a cada safra, o Cup of Excellence também tem o papel de conectar os produtores nacionais com todo o mundo do café. “Celebramos os 20 anos de concurso e foi tudo muito especial. Essa conexão dos principais compradores mundiais com os produtores brasileiros estimula o avanço dos nossos cafeicultores, que vêm otimizando seus sistemas de produção para entregar os melhores cafés. E esse processo não diferencia ninguém, com o nosso campeão André sendo exemplo disso. Ele vem da agricultura familiar, trabalha com a família e a esposa em dois sítios, cuidam dos sítios, é corretor de café e também o nosso atual campeão brasileiro de Cup Tasters“, comemora.
PRÓXIMA ETAPA
Os 27 vencedores ganharam o direito de participar de um leilão, via internet, no dia 26 de novembro. Nesse pregão, os principais compradores do mundo disputarão os lotes dos melhores cafés brasileiros da safra 2019 e os valores alcançados são bem superiores ao mercado convencional. No ano passado, o preço pago pela saca de 60 kg do campeão foi equivalente a R$ 73 mil (US$ 143 por libra-peso), que representou, na data, alta de 13.180% na comparação com o fechamento da Bolsa de Nova York, principal plataforma mundial de comercialização do grão. O concurso também leiloará os Campeões Nacionais, entre os dias 25 e 29 de novembro.
BRAZIL. THE COFFEE NATION
O Cup of Excellence – Brazil 2019 integra as ações do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido pela BSCA e pela Apex-Brasil com foco na promoção comercial dos cafés especiais brasileiros no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos produtos nacionais em todo o mundo e posicionar o Brasil como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas no país. O projeto visa, ainda, a expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros.
Iniciado em 2008, a vigência do atual projeto se dá até maio de 2020, tendo como mercados-alvo: (i) Alemanha, Austrália, Canadá, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido, Rússia, Taiwan (Formosa) e Turquia para os cafés crus especiais; e (ii) Argentina, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem. As empresas que ainda não fazem parte do projeto podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / (35) 3212-6302 ou do e-mail exec@bsca.com.br.
SOBRE A APEX-BRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos atua para promover os produtos e serviços nacionais no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência atua, ainda, de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) ao país com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas nacionais e do Brasil.