Campeonatos de Barismo voltarão quando for retomada a segurança sanitária
Campeões Brasileiros de 2020 representarão o país nas competições mundiais de 2021
Em meio ao cenário de incertezas e da impossibilidade de prever como e quando ocorrerá a retomada de todos os setores diante dos reflexos da pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19, a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) informa que, até que seja retomado um cenário de segurança sanitária no país, estão suspensos os Campeonatos de Barismo, competições que integram as atividades do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
A diretora da BSCA, Vanusia Nogueira, explica que o segmento dos cafés especiais tem um convívio de muita pessoalidade, o que estreita os laços e faz com que todos se preocupem entre si. “Temos como prioridade a saúde e a segurança dos competidores, por isso, de maneira conjunta, suspendemos a realização dos Campeonatos Brasileiros de Barismo de 2021 em todas as categorias, definindo que os baristas campeões de 2020 serão os competidores do país nos Campeonatos Mundiais do ano que vem”, explica.
A entidade informa que, com exceção à competição nacional de torra, todos os demais campeões brasileiros de 2020 já são conhecidos. Boram Julio Um é o vencedor do Campeonato de Baristas; Tiago Gonçalves da Rocha do “Latte Art”; Julia Fortini Souza do “Brewers Cup”; Emerson do Nascimento Bezerra do “Coffee in Good Spirits”; e Phelippe Nascimento da competição de Cup Tasters.
“A definição do campeão brasileiro de torra ocorrerá tão logo o cenário sanitário indique segurança a todos os envolvidos para a realização da competição. No momento, voltamos nossas orações às pessoas impactadas pelo novo coronavírus, direta ou indiretamente, e nossos pensamentos seguem direcionados especialmente àqueles que estão doentes, a quem estendemos nosso desejo de uma rápida e completa recuperação. Externamos, ainda, nossos agradecimentos a toda comunidade cafeeira, que, simbolicamente unida, enfrenta esse momento tão difícil e delicado que vivemos”, completa Vanusia.
Desde setembro de 2016, a BSCA é a Competition Body no Brasil da World Coffee Events (WCE), entidade organizadora dos Campeonatos Mundiais de Barismo e detentora dos direitos da competição em todo o mundo. Esse status confere à Associação o direito de realizar as etapas classificatórias das competições mundiais, as quais conduzem os campeões brasileiros para a fase final dos certames internacionais nas suas sete modalidades: (i) Barista; (ii) Latte Art; (iii) Brewers Cup; (iv) Coffee in Good Spirits; (v) Cup Tasters; (vi) Roasting (torrefação); e (vii) Cezve Ibrik (café turco – não realizada no Brasil).
BRAZIL. THE COFFEE NATION
Os Campeonatos Brasileiros de Barismo são ações integrantes do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido pela BSCA e pela Apex-Brasil com foco na promoção comercial dos cafés especiais brasileiros no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos produtos nacionais em todo o mundo e posicionar o Brasil como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas no país.
O projeto visa, ainda, a expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros. As empresas que ainda não fazem parte do projeto podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através do telefone (35) 3212-4705 ou do e-mail exec@bsca.com.br.
Mais informações para a imprensa
BSCA – Assessoria de Imprensa
Paulo André C. Kawasaki
(61) 98114-6632 / ascom@bsca.com.br