Capacitação: colaboradores desenvolvem habilidades em Negociação Estratégica
Na segunda-feira (13/7), Thiago Bueno de Oliveira, da Coordenação Jurídica de Consultoria e Assessoria, inaugurou a primeira aula do curso de “Negociação Estratégica”, que está sendo realizado dentro do programa de Multiplicadores Internos. O curso é direcionado aos analistas das áreas demandantes do tema no Plano Anual de Capacitação 2020 e aos Gestores de Contratos e Convênios, de acordo com a RD 12-06/2019. A primeira aula contou com a participação do convidado especial, Marcelo Girade, especialista em resolução de conflito da M9MG.
O objetivo do curso é aprimorar a percepção dos colaboradores no processo de negociação. Com base na metodologia Harvard Negotiation Project, o curso busca desenvolver as habilidades necessárias para os colaboradores conduzirem negociações efetivas e enfrentarem “conversas difíceis”, independentemente da área em que atuam, com a utilização consciente das técnicas de negociação adquiridas.
“Precisamos construir consensos, considerando os interesses de cada uma das partes, enquanto preservamos os relacionamentos no processo”, explicou Thiago. Ele mostrou algumas situações em que a escalada de conflitos pode ter consequências inesperadas e indesejadas. Daí a importância de aprender a negociar para chegar a um acordo que atenda a ambas as partes.
Thiago enfatizou também que o objetivo na negociação é transformar a postura competitiva em uma postura cooperativa. “Compreender a outra parte é necessário para se chegar ao resultado ótimo”, disse. “Da mesma maneira, o autoconhecimento é fundamental para a qualidade da negociação que o colaborador eventualmente irá desenvolver”, complementou. Essa visão holística do processo ajuda a manter a flexibilidade necessária na mesa de negociação, sem abrir mão dos interesses em jogo. Por isso, saber ouvir atentamente o outro também é um dos aspectos basilares de uma boa negociação.
O convidado Marcelo Girade, especialista em mediação, contou um pouco de sua experiência em resolução de conflitos usando a metodologia, baseada em interesses. “É necessário entrar na negociação com foco e atenção ao processo e como ele se desenrola”, explicou Marcelo.
“Aprender a separar as pessoas dos problemas é uma das formas de manter o bom relacionamento com a outra parte”, destacou Marcelo. “Divergências vão ocorrer, mas construir um relacionamento é fundamental para chegar a um bom resultado. A confiança é um redutor de complexidade”, diz.
Acesse aqui o canal do YouTube do Marcelo ou acesse seu perfil no Instagram: @marcelogirade.
Confira o calendário de aulas: