Casa do Construtor: marca planeja expandir operação internacional em Portugal e no Chile



Casa do Construtor: marca planeja expandir operação internacional em Portugal e no Chile

A Casa do Construtor é a primeira empresa brasileira especializada na locação de máquinas e equipamentos de pequeno porte para a construção civil. Atualmente, a marca participante do Franchising Brasil — programa de internacionalização do setor realizado por meio de uma parceria entre a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a ABF (Associação Brasileira de Franchising) — conta com 360 lojas por todo o Brasil e tem planos de alcançar 1000 unidades até 2026. A rede possui, ainda, duas lojas no exterior atuando no mercado paraguaio. A empresa teve um crescimento de 54% no faturamento, em relação a 2020: foram abertas 153 unidades no período, além da comercialização de 87 operações que ainda entrarão em funcionamento.

A rede iniciou seu movimento de internacionalização depois de observar a necessidade global no setor de construção civil em contar com equipamentos adequados, bem-conservados e atualizados. A marca iniciou seu plano de expansão no exterior em 2018, inaugurando sua primeira unidade internacional em Asunción, capital paraguaia. A segunda unidade foi aberta na cidade de San Lorenzo, no mesmo país. A empresa visa, ainda, abrir mais cinco unidades até 2024 e está programando expandir internacionalmente em Portugal e no Chile.

Para 2022, a Casa do Construtor pretende manter um ritmo de abertura acelerada em todo país, com foco nas regiões norte e nordeste, além dos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Com presença em grandes capitais e regiões metropolitanas, o plano é chegar em municípios de até 200 mil habitantes.

“Pretendemos manter o crescimento do faturamento alavancado pelo aquecimento da construção civil e pela questão de as pessoas ainda estarem mais tempo em casa, o que gera mais investimentos em melhorias e manutenções. Também planejamos dar andamento ao plano de expansão internacional”, cita Bruno Arena, diretor de expansão da Casa do Construtor.

Trajetória e pandemia:

De acordo com Bruno, os principais diferenciais competitivos da Casa do Construtor são os equipamentos oferecidos e o fácil acesso dos clientes aos produtos. Além disso, a empresa é reconhecida por práticas de gestão sólida e amplo suporte ao franqueado. Os usuários também contam com suporte técnico oferecido pela marca.

“Temos um amplo portfólio de equipamentos e soluções indispensáveis à construção civil, como rompedores, marteletes, betoneiras e andaimes, passando por cortadores de grama, lavadoras de alta pressão e extratoras.  Os equipamentos oferecidos são os mais modernos e contam com manutenção e garantia da Casa do Construtor. Os clientes têm acesso aos nossos produtos sem a necessidade de mobilização de capital para aquisição”, pontua o diretor.

Durante a pandemia, negócios ligados à construção civil foram considerados essenciais e, mesmo com o fechamento do comércio, as empresas do setor puderam permanecer abertas o tempo todo. Além disso, a residência deixou de ser um local apenas de passagem para se tornar, mesmo que momentaneamente, um lugar de permanência. Assim, pequenos problemas e reparos que, antes estavam em segundo plano, adquiriram um caráter mais emergencial.

Um levantamento feito pela Casa do Construtor em parceria com a AGP Pesquisas e que abrangeu todo o país, detectou que 60% das pessoas fizeram algum tipo de reparo ou obra durante o isolamento social e que outras 70% ainda tinha intenção de fazer algo neste sentido.

“A partir destas constatações, percebemos que o segmento de casa e construção, em geral, experimentou umcrescimento muito acentuado durante a pandemia. Afinal, ninguém deseja morar em uma casa feia e malcuidada”, explica Bruno.

Sobre o Franchising Brasil:

O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.