Categorias ABIMAPI somam USD 50,2 milhões em exportações no 1º quadrimestre de 2020



Categorias ABIMAPI somam USD 50,2 milhões em exportações no 1º quadrimestre de 2020

As categorias contempladas pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI) alcançou o número de USD 50,2 milhõesem exportações no 1º quadrimestre de 2020. No total, houve 8% de crescimento em valor, representando um aumento significativo em volume (49%), somando 38,5 mil toneladas de produtos vendidos ao exterior. O resultado é consequência do trabalho desenvolvido pelo projeto setorial Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes, mantido pela ABIMAPI em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que busca oportunidades que aproximem as empresas do segmento de seus clientes e potenciais parceiros no exterior. 


De acordo com Claudio Zanão, presidente-executivo da ABIMAPI a atual situação econômica do país, com frequente alta do dólar, o preço da farinha de trigo subiu e, consequentemente, também o dos produtos que usam esta matéria-prima. “Apesar deste cenário de instabilidade, a desvalorização do real refletiu favoravelmente nas estatísticas das exportações dos produtos que a ABIMAPI representa no primeiro quadrimestre do ano”, pontua.

A categoria de pães e bolos industrializados foi a que mais se destacou com um crescimento de 94% em valor (USD 17,6 milhões) e de 263% em volume (18,1 mil toneladas), se comparado ao mesmo período de 2019. Estados Unidos, Bolívia e Paraguai foram os destinos que mais se sobressaíram para a conquista desses resultados.

As misturas para biscoitos, pães e bolos, incluindo os pães de queijo, vêm ganhando força em países como Venezuela, Estados Unidos e Portugal. Para a Venezuela, o destaque nas exportações se centra nas misturas para pães e bolos, atendendo o crescimento da alimentação dentro do lar no período da pandemia. No caso dos Estados Unidos, as exportações de pão de queijo e misturas se mantiveram estáveis, chegando a USD 1,3 milhão e 418 toneladas. O mesmo cenário ocorreu também em Portugal, onde as compras atingiram USD 755 mil e 282 toneladas.

As massas alimentícias alcançaram um aumento expressivo de 44% em faturamento, totalizando USD 3,2 milhões e 3,1 mil toneladas em volume, 89% a mais que no mesmo período de 2019. Entre os países de destaque estão Uruguai, Estados Unidos, Bolívia, Colômbia e Venezuela, os quais apresentaram crescimento em praticamente todas as subcategorias. As massas instantâneas apresentaram, pela primeira vez, a soma de mais de USD 1 milhão em exportações no período, atingindo mais de 600 mil toneladas. Nos últimos 5 anos, é a subcategoria de massas que cresce com maior regularidade, ao menos 20% anos após ano.

A categoria de biscoitos somou USD 29,3 milhões em faturamento e 17,2 mil toneladas de produtos exportados, apontando leve retração ao mesmo período de 2019. Alguns mercados menos tradicionais para biscoitos, como México e Venezuela, bem como alguns mercados da América Central e Caribe, como Honduras, Trinidad e Tobago, Panamá, Cuba e República Dominicana, tiveram crescimento em subcategorias.

Entre outros resultados obtidos, foi observado a ascensão de uma nova categoria de produtos do setor, bem como um novo grande mercado nas exportações. O pão de forma tem recebido investimentos das empresas do setor na extensão de shelf-life, viabilizando vendas regulares para ao menos países do Mercosul. Além disso, a China tem aumentado de forma consistente a demanda por produtos brasileiros do setor com importações acima de USD 250 mil e 70 toneladas só no 1º quadrimestre de 2020, superando já todo o ano de 2019.

“O projeto setorial Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes tem papel fundamental nas exportações do setor. Além disso, estamos colocando em prática a nossa agenda de webinars com temas relevantes para a área de exportação com análise dos mercados prioritários e pesquisas atualizadas para o desenvolvimento das categorias em que atuamos”, ressalta Zanão.



Sobre a ABIMAPI:

Uma das maiores associações alimentícias do País, a ABIMAPI representa 104 empresas que detêm cerca de 80% do setor e geram mais de 100 mil empregos diretos. Só no Brasil, responde por um terço do consumo nacional de farinha de trigo. Como interlocutora junto ao governo, à mídia, a pesquisadores e às demais entidades, sua missão é fortalecer e consolidar as categorias de biscoito, macarrão, pão e bolo industrializados nos cenários nacional e internacional. www.abimapi.com.br

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia 12.000 empresas em 82 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para cerca de 200 mercados. A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto (IED) para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e dando apoio aos investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.

Site: www.apexbrasil.com.br