CBL apresenta panorama do mercado editorial brasileiro em Londres



CBL apresenta panorama do mercado editorial brasileiro em Londres

A Feira do Livro de Londres ocorre de 12 a 14 de março e conta com a mesa “Doing business with Brazil”, que será realizada no dia 12, das 11h30 às 12h30, no The Cross-Cultural Hub. O painel será apresentado por Karine Pansa, membro da diretoria da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e diretora da editora Girassol Brasil, e Fernanda Dantas, Gerente de Relações Internacionais da CBL e Gerente do Brazilian Publishers – projeto da CBL em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Durante a mesa, as profissionais apresentarão uma visão geral do mercado brasileiro de livros, suas oportunidades de negócios, pontos fortes e desafios. “A Feira do Livro de Londres é uma das principais feiras para a realização de negócios com o mercado de língua inglesa. Por este motivo, pretendo enfatizar o Brasil como produtor de conteúdo qualificado, mostrando nossas qualidades e as vantagens de editoras internacionais olharem para nossa produção com mais atenção”, disse Fernanda Dantas.

Fernanda Dantas começou a trabalhar na área internacional da Câmara Brasileira do Livro em 2015 como responsável pela gestão administrativo financeira do Brazilian Publishers. Sob a gerência de Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, a profissional trabalhou pela participação brasileira em eventos internacionais, a realização das edições da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, Jornada Profissional, implementação da categoria internacional do Prêmio Jabuti, entre outros. Em 2019, Fernanda assumiu a gerência do Brazilian Publishers.

Karine Pansa atua no mercado editorial há mais de 20 anos. Empreendedora da Girassol Brasil Edições, tornou-se a segunda mulher presidente da Câmara Brasileira do Livro em 2011. Durante sua gestão, participou das comissões CBL, que discutiram as melhorias para Pesquisa sobre o Mercado Editorial Brasileiro, Pesquisa Retratos da Leitura, Bienal Internacional do Livro de São Paulo, Feiras Nacionais e Participações Internacionais. Em março de 2011 também se tornou presidente o Instituto Pró-Livro (IPL), com a missão de contribuir para o desenvolvimento de ações voltadas a transformar o Brasil em um país leitor.

Delegação Brasileira
A Feira do Livro de Londres também conta com a participação de oito editoras brasileiras. Em 2018, a delegação nacional gerou US$ 200 mil em negócios e perspectivas para os 12 meses subsequentes ao evento.

Além disso, o evento conta com a presença da escritora brasileira Carol Bensimon que irá apresentar o seminário “How To Deal With Being Brazilian – Some brief thoughts on sense of place, representation and the stories I can tell” em 14 de março, das 13h às 13h30 no Salão Inglês.

No ano passado, Carol foi contemplada com o Prêmio Jabuti na categoria Romance pela publicação de “O clube dos jardineiros de fumaça” (2017), que aborda a descriminalização da maconha. Para saber mais, clique aqui.

Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.