CBL divulga os finalistas da primeira etapa do 61º Prêmio Jabuti



CBL divulga os finalistas da primeira etapa do 61º Prêmio Jabuti

Oito títulos estão na disputa da categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior do 61º Prêmio Jabuti, que acontecerá no dia 28 de novembro, às 19h, no Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer, em São Paulo. A inclusão desta categoria foi feita em 2017 e é parte do trabalho de internacionalização do conteúdo editorial brasileiro promovido pelo Brazilian Publishers, projeto da Câmara Brasileira do Livro (CBL) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

 As obras brasileiras que receberam relevantes versões internacionais são:

  • “A resistência”, de Julián Fuks
    Editoras: Companhia das Letras, Charco Press
  • “A verdade vencerá”, de Luiz Inácio Lula da Silva

Editoras: Boitempo Editorial e El Viejo Topo

  • “Brasil: Uma biografia”, de Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling

Editoras: Companhia das Letras, Penguin Random House UK/Allen Lane

  • “Gente de cor, cor de gente”, de Mauricio Negro

Editoras: Editora FTD S.A, Little Island Books Limited

  • “Meia-noite e vinte”, de Daniel Galera

Editoras: Companhia das Letras, Suhrkamp Verlag

  • “Meu Pé de Laranja Lima”, de José Mauro de Vasconcelos

Editoras: Editora Melhoramentos , Pushkin Press

  • “Simpatia pelo demônio”, Bernardo Carvalho

Editoras: Companhia das Letras, ÉDITIONS MÉTAILIÉ

  • “Terapia financeira: realize seus sonhos com educação financeira”, Reinaldo Domingos
  • Editoras: DSOP, PORTO EDITORA.

O Jabuti é considerado um dos mais emblemáticos reconhecimentos da literatura brasileira e neste ano premiará, além desta, outras 19 categorias, incluindo o grande vencedor de “Livro do Ano”. Nesta edição, o Jabuti recebeu 2.103 inscrições, número acima do ano passado, de 1.963 obras.

A 61ª edição do Jabuti também já tem definida a personalidade literária homenageada: Conceição Evaristo, que já foi condecorada pela própria premiação em 2015, quando ocupou o 3º lugar na categoria “Contos e Crônicas”. Aos 74 anos, a escritora já soma diversos romances, poesias e ensaios literários que também alcançaram o público internacional. Sua obra “Ponciá Vicêncio” (2014), por exemplo, foi publicada na França e nos Estados Unidos e “Becos da Memória” também foi traduzido para o francês.

Uma nova lista com cinco finalistas será anunciada no dia 31 de outubro e os vencedores serão revelados pela Câmara Brasileira do Livro no dia 28 de novembro.

Os finalistas da primeira etapa estão disponíveis AQUI

Mudanças no Jabuti

Até 2017, a CBL anunciava, nesta época, a lista de vencedores, em vez da lista de finalistas. E, no dia da premiação, eram conhecidos apenas os vencedores das categorias Livro do Ano de Ficção e Livro do Ano de Não Ficção. No ano passado, isso mudou: passaram a divulgar uma lista de finalistas antes e o vencedor de cada categoria era conhecido durante a cerimônia de premiação, quando também anunciavam um único ganhador do Livro do Ano.

Agora uma nova mudança foi feita. No dia 31 de outubro, os organizadores anunciam uma nova lista de finalistas, com 5 nomes em cada categoria. E, novamente, os vencedores de cada uma delas, que recebem R$ 5 mil e a estatueta, além do ganhador do Livro do Ano, que ganha R$ 100 mil, serão anunciados na cerimônia no Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.