Chile abre mercado para limão taiti Brasileiro
No final de 2021, Abrafrutas e produtores de limão estiveram no país para conhecer particularidades do mercado local
2022 começou bem para os produtores de limão taiti brasileiro, pois o Chile acaba de abrir o mercado para importação da fruta. A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) juntamente com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) obtiveram êxito nas tratativas em um curto espaço de tempo, visto que normalmente o processo é sempre demorado.
O diretor internacional da Abrafrutas, Luiz Eduardo Rafaelli, avalia o mercado chileno como promissor em dois pontos. Em 2021 o Chile importou cerca de 5 milhões de dólares em limão e a expectativa é alcançar 50% deste mercado. Outro ponto é que as exportações para este país diminuirão a dependência do Brasil com o mercado europeu.
Se posicionar no mercado será um dos desafios a ser enfrentado, segundo o diretor, pois o Brasil terá que oferecer um limão de qualidade com custo mais acessível para se manter competitivo frente a outros, como o Peru que já exporta com custos mais baixos no que se refere a logística.
“É um mercado pequeno, porém interessante, forte e pujante. Acreditamos que teremos desafios, porém será bom e interessante para o setor”, disse Rafaelli.
Rafaelli conta que a abertura do mercado chileno para o limão brasileiro é um assunto antigo, porém em uma conversa com demais diretores da Associação, o assunto foi retomado e discutido junto ao Mapa em 2019, que rapidamente tomaram as providências necessárias para abri-lo. Ele ressalta a força e a boa representatividade da Associação que esteve a frente deste e de outros processos de abertura de mercado.
Segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Cepea-Esalq/USP), o limão taiti representa 98% dos envios brasileiros de cítricos ao exterior, sendo este o terceiro produto na pauta de exportação de frutas brasileiras.
“Começar o ano com essa notícia é muito gratificante para nós da Abrafrutas, resultado de um bom trabalho realizado. O Brasil vive um bom momento no mercado de exportação de frutas, por isso estamos muito contentes. Daqui em diante temos muito que comemorar, sem esquecer de intensificarmos ainda mais nossos trabalhos, abrindo outros novos mercados e oferecendo frutas de qualidade. Além disso, continuarmos a gerar mais emprego o que favorece no desenvolvimento do país”, afirmou Guilherme Coelho, presidente da Associação.
No final de 2022, representantes da Abrafrutas juntamente com produtores de limão estiveram no Chile para conhecer as particularidades do mercado local, bem como os requisitos para exportação, exigências de qualidade, logística e etc.
A missão comercial fez parte das ações realizadas pela Abrafrutas, por meio do Projeto Frutas do Brasil, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) na busca por novos mercados e ampliação dos existentes, com o objetivo de diminuir a dependência das exportações para locais como União Europeia, Reino Unido e Estados Unidos que, atualmente, detém cerca de 85% do total de frutas exportadas pelo Brasil.
O PROJETO SETORIAL FRUTAS DO BRASIL
A ABRAFRUTAS, em parceria com a Apex-Brasil, desenvolve um projeto de apoio aos exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; abertura de novos mercados; reconhecimento e diferenciação das frutas brasileiras; aumento do saudável hábito de consumir frutas saborosas e com qualidade superior.
Iniciado em 2014, o projeto Frutas do Brasil tem o objetivo de mostrar que o Brasil é provedor de frutas doces e saborosas.
SOBRE A ABRAFRUTAS
A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) é uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade representar e promover a fruticultura brasileira frente ao mercado internacional.
Criada em 2014, a Abrafrutas conta com aproximadamente 70 associados produtores exportadores de frutas e detém aproximadamente 85% do volume total das frutas frescas exportadas pelo Brasil.
Em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a ABRAFRUTAS desenvolveu, em 2014, o projeto “Frutas do Brasil”. O projeto tem por objetivo mostrar que o Brasil é provedor de frutas doces e saborosas o ano inteiro. O Sol e o clima do Brasil possibilitam a consistência de produção e grande variedade de frutas de norte a sul do país.
Tem como finalidade apoiar os exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; oportunizar abertura de novos mercados; promover o reconhecimento e a diferenciação das frutas brasileiras e estimular o aumento no consumo de frutas.
SOBRE A APEX-BRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.
Por: Telma Martes