Chilli Beans aumenta vendas de óculos de grau durante a quarentena e revela estratégias



Chilli Beans aumenta vendas de óculos de grau durante a quarentena e revela estratégias

Em entrevista à InfoMoney, Caito Maia falou sobre o case de sucesso da marca durante a pandemia

A Chilli Beans, liderada pelo empresário Caito Maia, tem exibido um case de sucesso enquanto enfrenta a pandemia. Usando novas estratégias, a marca tem visto o foco de suas vendas mudando, e apresenta também bons resultados financeiros enquanto passa pelo processo de reabertura no país e no mundo.

A Chilli Beans é uma das participantes do Franchising Brasil, projeto de internacionalização do setor brasileiro — resultado da parceria entre a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a ABF (Associação Brasileira de Franchising)  —  e conta com 917 unidades no Brasil, além de mais de 30 unidades no exterior.

Em entrevista ao podcast Do Zero Ao Topo em junho, Caito declarou que mesmo suas expectativas mais otimistas acabaram “barradas” pela pandemia. Mesmo assim, a empresa vem reabrindo aos poucos suas unidades e seguindo caminhos possíveis ao lado de seus franqueadores.

Apesar do comércio ainda enfrentar dificuldades por conta da presença baixa de pessoas em shoppings e lojas, a queda da Chilli Beans foi de apenas 5% em vendas durante o período. Uma das estratégias utilizadas é o atendimento via WhatsApp, e o site da empresa tem uma área especialmente dedicada a conectar compradores e lojistas. Segundo Maia, este canal “veio para ficar”, mesmo após a pandemia.

Em uma das ações do projeto Franchising Brasil, a Orientação Internacional edição Portugal, Caito deu uma dica valiosa que se aplica não só à pandemia, mas também ao negócio no geral. O empresário instruiu empreendedores a economizarem no custo de escritório para focarem mais em lojas e direcionar os custos do negócio. Com unidades na Europa e força em Portugal, a marca se adequou às exigências do público local e tem aproveitado a retomada pós-crise no continente, que já permitiu a reabertura do comércio em diversos países.

Mudança de consumo

Com os clientes passando mais tempo em casa e inserindo atividades como a leitura na rotina, a Chilli Beans resolveu mudar o direcionamento de seus esforços. Ao invés de focar nos óculos de sol, ponto forte da marca, a empresa se concentrou na venda de óculos de grau, mais necessários durante este momento.

Antes da crise, os óculos de sol representavam 80% do faturamento da Chilli benas, enquanto óculos de grau e relógios representavam os outros 20%. Segundo Caito, este percentual mudou para 50/50 nos últimos meses.

Sobre o Franchising Brasil

O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa a apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.