Com desempenho superior a 2018, Brazilian Health Devices encerra 18ª participação na feira MEDICA de Düsseldorf
Evento na Alemanha gerou mais de 1,6 mil contatos para as 35 empresas que compuseram pavilhão brasileiro; companhias firmaram US$ 2,5 milhões em negócios, valor 51% superior ao negociado em 2018
Positivos, os resultados da participação nacional na edição 2019 da feira MEDICA de Düsseldorf, na Alemanha, surpreenderam. Entre 18 e 21 de novembro, as 35 marcas que integraram o pavilhão brasileiro organizado pelo Brazilian Health Devices firmaram US$ 2,5 milhões em contratos, valor 51% superior ao conquistado na edição passada. O Brazilian Health Devices é fruto da parceria entre a ABIMO e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para a internacionalização da cadeia produtiva de saúde do país.
Participando pela 18ª vez, o pavilhão brasileiro vem trilhando uma trajetória de crescimento no evento. Além de ampliar consideravelmente o número de negócios fechados durante os quatro dias de feira, as marcas traçaram uma meta ambiciosa para os próximos 12 meses: converter mais US$ 15,7 milhões em negócios com base nos 1.636 contatos realizados com potenciais clientes vindos de 73 países.
Reconhecida como a principal feira do setor de saúde do mundo, a MEDICA recebe cerca de 120 mil visitantes e envolve mais de 5,5 mil expositores em seu pavilhão. Para a indústria brasileira, que oferece produtos de qualidade e excelente custo-benefício, é uma grande oportunidade de fortalecer a marca perante os principais compradores do mundo.
Com base no sucesso do evento tanto na Alemanha quanto em todos os outros países por onde passa, a Messe Düsseldorf – organizadora da feira – e a ABIMO firmaram uma parceria para trazer o evento ao Brasil. E a assinatura desse projeto foi um dos destaques dessa edição da MEDICA alemã.
Para Larissa Gomes, a expectativa para a edição brasileira é alta. “Com o Brazilian Health Devices, visitamos inúmeras feiras de saúde pelo mundo. Assim, construímos uma excelente expertise a fim de fazer do Brasil uma boa plataforma para estimular o relacionamento entre todos os elos da cadeia de saúde”, comenta ao enfatizar a importância de trabalhar em prol da internacionalização das fabricantes brasileiras também em território nacional. A Feira MEDICA Brasil será realizada entre 5 e 8 de maio de 2020 no Expo Center Norte, em São Paulo. Clique AQUI para saber mais sobre a assinatura da parceria entre a ABIMO e a Messe Düsseldorf.
Percepção da indústria – De volta à feira após um período de ausência, a DK Diagnostics encerrou sua participação satisfeita. “Estivemos na Alemanha para buscar novos negócios e consolidar contatos que já fizemos no passado”, pontua Emerson Ferrareto, gerente comercial. “Agora é continuar o trabalho no Brasil, falando com essas pessoas que visitaram nosso estande para colher os frutos da exposição na Alemanha”, complementa.
Para José Humberto Moromizato, da Duan, ter a marca exposta antes mesmo do evento no site oficial da feira é excelente. “Essa divulgação é um investimento necessário. Tivemos contato com mais de 30 potenciais clientes vindos de 21 países e percebemos que os visitantes já chegam à feira com uma lista das empresas que pretendem conhecer”, declara. A Duan lançou, na MEDICA, um novo dispositivo para localização de veias periféricas por meio de infravermelho.
A vitrine proporcionada pela MEDICA também é um dos pontos de interesse da Agaplastic. Para Gustavo Reis, a presença na maior feira de saúde do mundo alavanca o portfólio da companhia. “Estar na Alemanha é uma grande oportunidade de tornar nossos produtos conhecidos no mercado global”, diz elogiando a parceria entre a ABIMO e a Apex-Brasil que possibilita o acesso das indústrias ao evento.
Segundo divulgado pela organização da feira, um dos pontos fortes da edição 2019 foi a qualidade do público presente: mais de 90% dos 121 mil visitantes tinham autonomia para tomar decisões. A próxima edição já está marcada e acontecerá entre 16 e 19 de novembro de 2020.
SOBRE O BRAZILIAN HEALTH DEVICES
O PS (Projeto Setorial) Brazilian Health Devices, executado pela ABIMO em parceria com a Apex-Brasil, tem como missão fomentar as exportações das indústrias de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente.
SOBRE A ABIMO
A ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) é a entidade representante da indústria brasileira de produtos para a saúde que busca promover o crescimento sustentável do setor no mercado nacional e internacional.
SOBRE A APEX-BRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.