Com estande da ApexBrasil, 10 empresas brasileiras participam da Prodexpo, na Rússia



Com estande da ApexBrasil, 10 empresas brasileiras participam da Prodexpo, na Rússia

7 de fevereiro de 2022 – Considerada a maior feira internacional de alimentos e bebidas da Rússia e da Europa Oriental, a Prodexpo foi inaugurada nesta segunda-feira (07) em cerimônia para autoridades em Moscou. O evento, que reúne produtos do mundo todo, vai até o dia 11 de fevereiro.

A Prodexpo apresenta alimentos e bebidas do mundo todo, desde essenciais até especialidades requintadas, bem como alimentos orgânicos, esportivos e saudáveis, produtos halal, kosher e exóticos. No estande organizado pela ApexBrasil, dez empresas brasileiras estão participando e exibindo seus produtos nesta edição de 2022 do evento. São elas: Acrenuts, Beatrice Peanuts, BRF, Brumau/Ostinato, Falcafé, Francfort Trade, GBC Foods, Petruz Açaí, Raízes do Campo e Seara.

O embaixador do Brasil na Rússia, Rodrigo Baena Soares, foi uma das autoridades presentes, além do senador da República Irajá e representantes das entidades parceiras ABIEC e ABPA. Em seu discurso, ele salientou a tradição da feira russa e elogiou a diversidade da presença brasileira, com setores representativos, que vão desde comidas típicas até saudáveis, como é o caso do famoso açaí brasileiro. “Nossa presença aqui faz com que os nossos produtos sejam vistos”, completou o Embaixador, que desejou que tamanha exposição gere mais e mais comércio para o Brasil.

A Prodexpo é também uma plataforma de negócios, pois o encontro gera amplas oportunidades para fabricantes, distribuidores e compradores estratégicos. A primeira edição da feira ocorreu em 1994 e desde então reúne empresas russas e brasileiras todos os anos. Em 2021, a Prodexpo reuniu mais de 50 mil pessoas de 95 países.

Dados

Em termos setoriais, as vendas brasileiras para Rússia seguem concentradas em bens do agronegócio. Em 2021, soja em grãos, carne de frango in natura, café cru, entre outras sementes oleaginosas, como amendoim e açúcar em bruto corresponderam a mais da metade do valor exportado, conforme dados do ComexStat/MEcon.

Com exceção de açúcar, todos esses produtos avançaram na pauta exportadora na última década. Desde 2011, os cinco produtos com maiores avanços em valor absoluto de exportação foram soja, amendoim, ferro-ligas, carne de frango in natura e aparelhos mecânicos para pulverização, de acordo com o ComexStat/MEcon.