Com foco no Oriente Médio e mercado asiático empresas brasileiras participam da Arab Health 2021 em parceria com ABIMO e Apex-Brasil



Com foco no Oriente Médio e mercado asiático empresas brasileiras participam da Arab Health 2021 em parceria com ABIMO e Apex-Brasil

Expectativa de crescimento das companhias do setor de saúde, que só no ano passado já realizaram mais de US$ 3 milhões em negócios em feiras de Dubai

Há 18 anos, empresas ligadas ao Brazilian Health Devices, projeto de exportação da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) participam em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) da Arab Health, com o objetivo de promover a indústria brasileira da saúde no exterior. Em 2021, o evento marcado para acontecer nos dias 21 a 24 de junho, visa à realização de contratos com os países do oriente médio e norte da África.

“Estar presente na feira representa uma excelente oportunidade para o fortalecimento da nossa atuação no Oriente e Ásia. A expectativa é muito grande. Em dez anos de participação, os resultados vêm sendo coroados com ótimos negócios. Tenho certeza que não será diferente desta vez”, ressalta Clovis Garcia, analista de Comércio Exterior da Loktal Medical Electronics.

A Arab Health configura-se como a 2ª maior feira de dispositivos médicos do mundo e a principal do Oriente Médio. Na edição 2020, contou com cerca de 110 mil visitantes, provenientes de 150 países. Além disso, as 27 empresas brasileiras expositoras realizaram US$ 2,5 milhões em negociações, com possibilidade de mais US$ 12,2 milhões, por meio dos 2.383 contatos feitos entre 52 países, nos quatro dias de exposição.

“É imprescindível para o desenvolvimento da nossa estratégia internacional participar desse evento. Além de novos contatos, sempre temos tempo de qualidade para aproveitar com distribuidores da região. Significa um mercado responsável por 35% das nossas exportações. Nesta edição, esperamos uma geração de negócios no valor de US$ 450 mil”, comenta Flávia Rodrigues Carvalho, gerente de negócios internacionais da HpBio.

Considerando apenas 2020, companhias nacionais totalizaram mais de US$3 milhões em exportações de produtos médico-hospitalares para o Oriente Médio.  Quando comparado a 2019, o crescimento corresponde a 46,54%. Entre os produtos mais vendidos para a região nesse período, estão os aparelhos de raio X; mesas de operação cirúrgica; instrumentos e medidores de pressão, um montante de 255.827. 

De acordo com Alessandro Oliva, gerente de vendas internacional da Traumec Health Technology, para manter a empresa crescendo, é essencial expor a marca, pois faz parte de uma tática comercial prolongada, em que o trabalho iniciado continua ativo no pós feira, visando à conversão de futuros clientes potenciais. Nossos produtos apresentam uma grande capacidade para entrada e crescimento dentro desse mercado árabe e asiático”.

“As feiras representam importantes vitrines para as empresas e compõem a estratégia de internacionalização, servindo como uma ótima plataforma para o relacionamento entre as marcas e seus principais clientes ao redor do mundo. Os produtos brasileiros possuem excelente custo-benefício e potencial de exportar para os países da região em que ocorre o evento – um mercado com carência de produção local e alto poder aquisitivo”, finaliza Larissa Gomes, gerente de Projetos e Marketing Internacional da ABIMO.

Sobre a ABIMO
A Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) representa a indústria brasileira de produtos para a saúde que promove o crescimento sustentável no mercado nacional e internacional.

Fundada em 1962, a instituição conta com mais de 300 associados e surgiu a partir da ideia de 25 fabricantes de produtos médicos e odontológicos com o objetivo de fortalecer, organizar e regulamentar o segmento. Nesses anos de trabalho, a ABIMO expandiu suas operações de suporte à cadeia produtiva através de conselhos e grupos de trabalho, os quais respondem por todos os aspectos técnicos, operacionais e associativos do setor.

Sobre o BRAZILIAN HEALTH DEVICES
O projeto setorial Brazilian Health Devices, executado pela ABIMO em parceria com a Apex-Brasil, tem como missão fomentar as exportações das indústrias de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente.

Sobre a APEX-BRASIL
A Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. A agência também coordena os esforços de atração de IED (investimentos estrangeiros diretos) para o país.

Serviço: Feira Internacional Arab Health
De 21 a 24 de junho de 2021
Local: Dubai, Emirados Árabes

Mais informações: https://www.arabhealthonline.com/en/Home.html