Com raízes sustentáveis, Castanhal se destaca no mundo da moda
A fabricante de juta Castanhal apostou em inovação e lançou um tecido pensado para a indústria de moda. A marca, que faz parte do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) – resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), desenvolveu um produto que permite a aplicação de estampas em fibras de juta.
Atuando há mais de 50 anos na produção da fibra natural, a empresa que é conhecida pelo seu trabalho com sacaria, diversificou com mais um produto focado no mercado da moda. O novo tecido é feito com fibra de tela V7, mais uniforme e fechado, adequado para a impressão de estampas.
“A Tela V7 é um lançamento que busca atender as exigências dos clientes do segmento calçadista, que buscam inovação, matérias-primas sustentáveis e ao mesmo tempo tecnológicas”, comenta Mauricio Vasques, gerente comercial e marketing da Castanhal.
A empresa iniciou sua história na cidade que dá nome a marca, Castanhal, no interior do estado do Pará, tendo a Floresta Amazônica como casa e fonte para o plantio de juta. Por isso, o conceito de sustentabilidade já nasceu com a marca: a fibra da juta é cultivada por 15 mil famílias ribeirinhas e seu plantio é feito nas várzeas dos principais rios da floresta, como o Amazonas e o Solimões, sem necessitar de queimadas ou desmatamentos. Além disso, os resíduos do plantio são 100% absorvidos pela natureza.
Para além da sacaria
Durante grande parte de sua trajetória, a base do negócio da empresa foi sacaria, sendo a única fabricante nacional à atender o setor cafeeiro. Com a ampliação do conceito de sustentabilidade para outras áreas da indústria têxtil, a Castanhal decidiu expandir suas parcerias para além do armazenamento e transporte de grãos.
Em 2019, a empresa se uniu a estilista Flávia Aranha para a criação de uma coleção apresentada no São Paulo Fashion Week. Na ocasião, a designer desenvolveu peças utilizando duas telas em juta da Castanhal, tradicionalmente usadas em outros segmentos: a Arraiolo, voltada para a confecção de tapetes e itens de decoração, e a I-33, utilizada em decoração, bolsas e cintos.
“O resultado do experimento realizado pela Flávia Aranha, que conferiu novo toque e leveza às bases, abriu um viés para novas utilizações da juta, que veio para ficar pois a moda valoriza cada vez mais seus diferenciais de sustentabilidade”, acredita Celia Pinho, coordenadora de marketing da Castanhal.
Também em 2019, a empresa se uniu ao Senai CETIQT (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil) para estimular o uso da juta do trabalho de formação de novos profissionais da moda. As empresas criaram um laboratório de experimentação para utilizar os tecidos feitos com a fibra de juta no vestuário cotidiano.
Raízes sustentáveis
Além de Castanhal ser sustentável em todas as etapas da cadeia, não utilizar defensivos agrícolas e ter um produto final 100% biodegradável, a empresa também conta com diversas certificações internacionais. Estão entre estas o Fairtrade, que promove um comércio sustentável, justo e solidário, o BCS Öko Garantie, que garante plantio dentro dos preceitos orgânicos, e o selo Livre de Pesticidas.
“Acreditamos que as fibras naturais são as que melhor conseguem atender ao desafio da economia circular, além de serem extremamente versáteis, usadas e combinadas nos mais diferentes universos”, explica Flavio Junqueira Smith, diretor-presidente da Juta Castanhal.
O diretor ainda conclui: “Para nós, sustentabilidade é DNA, é prática diária. Sempre acreditamos que o ser humano e a natureza são um organismo único, vivo, interdependente. E que uma empresa só vai bem quando entende e considera os aspectos econômicos, sociais e ambientais em todas as suas decisões de negócio”.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de quase 20 anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).