Comprador sul-africano participa da Couromoda
A 47ª edição da Couromoda, mostra calçadista que aconteceu no Expo Center Norte, em São Paulo/SP, entre os dias 13 e 15 de janeiro, foi palco para mais uma edição do Projeto Comprador Vip. Realizado por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o projeto trouxe ao Brasil o comprador Vasu Pillay, do grupo Polo South Africa, da África do Sul.
A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Paola Pontin, que acompanhou o comprador, ressaltou que ficaram alinhavados negócios na ordem de US$ 60 mil, que devem ser efetivados nos próximos meses. “A participação foi bastante proveitosa. O comprador, que tem um grande potencial de importação de calçados, atualmente os traz todos da China, mas gostaria de ampliar o mix de fornecedores e produtos ofertados”, conta Paola.
Pillay, que representou o grupo que possui 21 lojas próprias e está presente em mais de 300 lojas multimarcas na África do Sul, afirma que ficou “muito feliz em vir ao Brasil”, especialmente pelo fato de fazer um trabalho de prospecção de novos parceiros com a orientação da Abicalçados, que antes mesmo da viagem enviou as opções disponíveis, das quais algumas foram selecionadas por ele, otimizando o tempo e facilitando as negociações. “Planejo voltar ao Brasil em dois meses, com mais pessoas da equipe, para visitar algumas fábricas. A intenção é iniciar um trabalho com o Brasil ainda esse ano”, projeta o comprador, que se disse mais interessado em calçados femininos de couro.
África do Sul
A África do Sul é um importante mercado mundial para calçados, com um consumo de 250 milhões de pares por ano, dos quais 90% são importados, a maior parte da China (88%). No ano passado, o país importou quase US$ 6 milhões em calçados brasileiros, 21% mais do que em 2018.
Sobre o Brazilian Footwear:
Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil. Este programa tem por objetivo aumentar as exportações de marcas brasileiras de calçados através de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem voltadas ao mercado internacional.
Conheça: www.brazilianfootwear.com.br| www.abicalcados.com.br/brazilianfootwear.
Sobre a Apex-Brasil:
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. Conheça: www.apexbrasil.com.br.