Conceição Evaristo estreia na lista de mais vendidos da PublishNews com “Olhos d’Água”
Na posição de número seis de Ficção, autora é acompanhada por outros colegas negros
Conceição Evaristo, um dos maiores nomes da literatura no Brasil, fez uma grande estreia no ranking da Nielsen PublishNews. A autora aparece em sexto lugar com “Olhos D’Agua”, publicado em 2014 pela Pallas, na lista de mais vendidos de ficção do mercado brasileiro no período de 15 de junho a 12 de julho.
A editora Pallas é participante do Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Em “Olhos d’Água”, Conceição Evaristo volta o foco à população afro-brasileira, abordando a pobreza e a violência urbana que a acometem de forma direta e sem rodeios. Seus contos são comandados sempre por mulheres: Ana Davenga, a mendiga Duzu-Querença, Natalina, Luamanda, Cida, a menina Zaíta — as seis têm idades e realidades diferentes, mas compartilham a cor da pele e experiências de vida parecidas.
Além de ter conquistado os leitores brasileiros, Evaristo também levas suas palavras ao mundo. Sua publicação mais celebrada, “Ponciá Vicêncio” (2003), foi lançada nos Estados Unidos, pela Host Publications, e, na França (“L’histoire de Poncia”), pela Anacaona. Já “Becos da Memória” (2006) virou “Banzo, mémoires de la favela”, também lançado na França.
Celebrada pelo Prêmio Jabuti em 2019 como personalidade do ano, Conceição também tem em sua bibliografia os títulos “Insubmissas lágrimas de mulheres” (2011) e “Becos da Memória” (2006).
Presença negra
A lista virou destaque no PublishNews pela grande presença de autores negros no período. Além de Conceição, autores como Emicida (com “Amoras”, da Companhia das Letras) também aparecem por lá em posições altas. Já a lista de não-ficção é liderada por Djamila Ribeiro com seu “Pequeno manual antirracista”, também da Companhia das Letras.
Como reportamos por aqui, o poeta Igor Pires chegou a emplacar seus três títulos lançados no topo da lista de Ficção no mês de maio.
Confira a lista completa.
Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.