Concorrida Feira do Livro de Londres terá estande do Brazilian Publishers



Concorrida Feira do Livro de Londres terá estande do Brazilian Publishers

Pela primeira vez, o Brazilian Publishers – projeto setorial realizado por meio de uma parceria da Câmara Brasileira do Livro (CBL) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) – terá um estande na Feira do Livro de Londres. O evento é considerado uma das principais plataformas do mercado editorial para negociação de direitos, venda e distribuição de conteúdo.

Devido ao sucesso da feira e o impactante retorno que ela promove aos seus participantes, as editoras do Brazilian Publishers correram para se inscrever. As 10 vagas oferecidas foram esgotadas e existe uma lista de espera. As casas editoriais que estarão presentes no evento com o apoio do projeto são: UBook, Faro Editorial, Editora Jaguatirica, Girassol Brasil, Panda Books, Ateliê da Escrita, Companhia das Letras, Bibliex, IMEPH e Senac SP.

O Brazilian Publishers leva as representantes brasileiras para dividir o estande com a Embaixada do Brasil em Londres. A edição deste ano acontece entre os dias 10 e 12 de março. “A feira de Londres é mundialmente conhecida por ser uma grande lançadora de tendências, e estarmos com estande do Brasil, levando mais de 10 editoras, além de trazer visibilidade para o nosso mercado, nos posiciona como fornecedores de conteúdo qualificado”, afirma a Gerente de Relações Internacionais da CBL e Gerente do Brazilian Publishers, Fernanda Dantas.

Para a editora da Girassol Brasil, Karine Pansa, o networking com profissionais londrinos é essencial para as prospecções de vendas de direitos no exterior. “O mercado de língua inglesa é o maior mercado potencial para nós editores do BP, é nosso grande objetivo. Para nós, editores que queremos vender direitos autorais, a Feira do Livro de Londres é uma bela oportunidade de encontrar todos os nossos contatos em um mesmo lugar para apresentar nossos lançamentos e prospectar muitas possibilidades”, conta.

O diretor da Faro Editorial, Pedro Almeida, se diz muito feliz que o Brazilian Publishers esteja possibilitando a participação de suas editoras no evento. “Trata-se de uma feira mais concentrada em compra e vendas de direitos internacionais. Além disso, ela é mais enxuta, o que facilita bastante a interação entre editores e agentes”, comenta Pedro.

O diretor ainda explica que a Feira do Livro de Londres é o principal evento de livros voltados ao público adulto acontecendo no primeiro semestre de 2020. Desta maneira os editores podem ter uma boa prévia do que está por vir com a Feira de Frankfurt. O evento na cidade alemã ao qual Pedro se refere vai acontecer entre os dias 14 e 18 de outubro.

A visão de Paula Cajaty, editora da Jaguatirica, também é muito positiva quanto a sua participação na feira londrina. Ela diz que já tem uma agenda programada durante o evento com autores brasileiros que residem em Londres, assim como com uma editora mexicana e algumas casas editoriais chinesas que conheceu em Tai’An, na China, no fim de 2019.

“A Feira de Londres é extremamente organizada e a ela recorrem os maiores players mundiais, de conteúdo, tecnologia, e especialmente no que respeita ao mercado editorial voltado para o segmento adulto, uma vez que as editoras infantis e juvenis dão preferência à participação na Feira de Bolonha (que em 2020 acontece de 30 de março a 2 de abril). Na minha percepção, as feiras de Londres e Frankfurt são as principais feiras mundiais do mercado editorial, onde se posicionam os principais grupos editoriais e onde se discute sobre as tendências no mercado de publishing para o ano seguinte”, finaliza.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.