Confira como foi a 2ª reunião do ano do Conselho Deliberativo da Apex-Brasil



Confira como foi a 2ª reunião do ano do Conselho Deliberativo da Apex-Brasil

Na terça-feira (23/6), foi realizada por teleconferência a 2ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Apex-Brasil (CDA) de 2020. Estavam presentes o Ministro de Estado das Relações Exteriores e Presidente do Conselho Deliberativo, Embaixador Ernesto Araújo, e o suplente Embaixador Norberto Moretti (MRE), além dos Conselheiros titulares e suplentes, respectivamente: Embaixador Orlando Leite Ribeiro e Flavio Bettarello (MAPA);  Yana Dumaresq Sobral Alves e Viviane Vecchi Mendes Muller (ME); Martha Seillier e Wesley Callegari Cardia, (PPI); Henrique De Azevedo Ávila (BNDES); Carlos Eduardo Abijaodi e Diego Zancan Bonomo (CNI); Lígia Dutra Silva (CNA); os ouvintes Roberto Pio da Costa Filho e Lazaro Coelho de Deus Lima (CAMEX); o presidente Sergio Segovia, os Diretores Edervaldo Teixeira (DGC) e Augusto Pestana (DN), os Gerentes e alguns Coordenadores da Apex-Brasil.

“As rupturas causadas pela pandemia trazem desafios, mas também trazem oportunidades. Nesse sentido, estou convencido de que a Apex-Brasil será um dos pilares da recuperação econômica do país”, disse o Ministro Ernesto Araújo na abertura da reunião. “A Apex-Brasil é pioneira e precisa se manter na vanguarda das soluções digitais para orientar empresariado no contexto da pandemia do novo coronavírus”, reconhece.

“Com o apoio das ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação já disponíveis, grande parte das atividades da Agência pôde ser mantida sem intercorrências durante a pandemia. O uso massivo de recursos digitais gerou um incremento de produtividade em algumas atividades específicas, além de propiciar o aumento da transversalidade no inter-relacionamento das áreas, o que contribuiu para gerar novas ideias e dar celeridade à tomada de decisão”, destacou Sergio Segovia.​​​​​​​

O presidente ressaltou que, apesar do cenário adverso, foram realizadas até agora mais de 100 iniciativas de apoio às empresas brasileiras e aos investidores estrangeiros no contexto da pandemia, de estudos de mercado a rodadas de negócios virtuais e de eventos remotos de qualificação para a exportação a webinars de promoção de investimentos em setores estratégicos da economia brasileira. “Um dos principais exemplos de ações alternativas de promoção comercial e atração de investimentos é o portal especial da Apex-Brasil na Internet, colocado no ar em tempo recorde e que mereceu o reconhecimento da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento – UNCTAD, como uma das melhores práticas entre nossas congêneres no mundo”, destacou.

Segovia ainda listou algumas atividades realizadas pela Apex-Brasil durante os cinco primeiros meses de 2020. São elas: a construção do Pavilhão do Brasil na Expo Dubai 2020, que segue conforme determinado pela Comissão Organizadora do evento; a reorganização da estrutura de escritórios no Brasil e no exterior, buscando alinhar otimização e eficiência com economicidade; a  assinatura de 8 projetos setoriais; a Gerência de Investimentos promoveu uma série de webinars, bem como eventos online que ainda serão realizados, com destaque para o Invest in Brasil Infrastructure, em julho próximo; o lançamento do Painel de Comércio Covid-19, uma das ações de inteligência de mercado para realizar as análises associadas aos impactos globais da Covid-19 sobre exportações e investimentos brasileiros. O presidente ainda confirmou que a quarta edição do Brasil Investment Forum (BIF), o maior evento de atração de investimentos do Brasil e da América Latina, será realizado nos dias 9 e 10 de novembro de 2020, em São Paulo.

Além disso, o presidente destacou a realização da segunda edição da pesquisa com investidores estrangeiros. “Essa iniciativa responderá ao pedido feito pelo Ministro Ernesto Araújo, que nos solicitou informações consolidadas do perfil de investidores. Pretendemos, portanto, conhecer quais são os fatores de decisão para a alocação de investimentos e o quanto o Brasil está competitivo nestes quesitos”, esclareceu.

Segovia também enfatizou a criação do BONAPEX. O novo Boletim de Notícias da Apex-Brasil, que já está em sua segunda edição, é um canal de comunicação quinzenal voltado exclusivamente para os Conselheiros dos Conselhos Fiscal e Deliberativo e para parceiros de Órgãos e Instituições essenciais às atividades da Agência. “O Boletim contém informações atualizadas sobre a atuação da Apex-Brasil, incluindo nossas iniciativas, eventos e melhores práticas”, explicou.

A Gerência de Orçamento, Finanças e Contabilidade fez a apresentação das demonstrações do Balanço Anual e Prestação de Contas referentes ao primeiro trimestre de 2020. O balanço e as prestações de contas do período já haviam sido apresentados na 2ª Reunião do Conselho Fiscal, em junho. Naquele momento, a recomendação dos Conselheiros foi de aprovação das demonstrações do período.

Monitoramento do Planejamento Estratégico 2020-2023 – 1º trimestre de 2020

Patrícia Santos, Gerente de Gestão Estratégica, atualizou o Conselho Deliberativo sobre as ações realizadas durante o primeiro trimestre de 2020 para o cumprimento do Planejamento Estratégico 2020-2023.

“Ficamos muito satisfeitos com os resultados positivos desse primeiro monitoramento, apesar da pandemia da Covid-19”, explica Patrícia. “Precisaremos, contudo, adaptar-nos ao momento para ajustar a expectativa dos resultados nesse ambiente de crise global”.

“A perspectiva é positiva, pois a Agência está se reinventando para enfrentar os desafios que se apresentam no momento”, disse Cesar Ciuffo, Coordenador de Planejamento e Projetos.

Confira os resultados:

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Quanto aos resultados quantitativos apurados no primeiro trimestre de 2020, a avaliação é que estamos cumprindo as metas estabelecidas. “Apesar dos bons resultados, precisamos estar vigilantes para a eventual necessidade de readequação das nossas metas nos próximos meses”, alerta Cesar. ​​​​​​​

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