Confira como foi a capacitação de Contratos e Aquisições
Na terça-feira (7/7) a Gerência de Aquisições, Contratos e Convênios (GACC) realizou uma capacitação sobre Aquisições e Gestão de Contratos, para atualizar os colaboradores sobre os processos e também as novidades trazidas pela INA 057-00.
O Diretor de Gestão Corporativa, Edervaldo Teixeira, ressaltou a importância de estarmos sempre atualizados e atentos ao seguirmos os processos da Gerência. “Todos devemos almejar fazer o nosso melhor e sermos os melhores fiscais dos contratos dos quais somos responsáveis”, enfatizou.
O evento foi divido em dois momentos: Aquisições na Apex-Brasil e Gestão de Contratos.
Aquisições
“O planejamento das aquisições é fundamental para termos uma compra de sucesso, cumprindo prazos e transcorrendo todas as etapas da contratação com tranquilidade”, começou Anna Chrystina Oliveira, da Coordenação de Aquisições.
“No segundo semestre deste ano, questionaremos os gestores acerca do planejamento de aquisições para o ano de 2021. Esse planejamento será consolidado por nossa Gerência, deliberado e aprovado pelo Comitê Gestor de Contratações e pela Diretoria. Posteriormente, será publicado na internet para transparência e conhecimento dos fornecedores”, explica Rafael Coelho, Gerente de Aquisições Contratos e Convênios.
Contratos
Wagner Alexandre Wanderley de Melo, da Coordenação de Contratos, Convênios e Prestação de Contas (CCCPC), realizou a segunda parte da apresentação, sobre os procedimentos de gestão de contratos, importante especialmente para os fiscais de contratos.
“Deve haver uma compatibilidade entre o perfil do fiscal e o tipo de contrato”, explica Wagner. Ele ainda esclareceu quais as atribuições dos fiscais. Confira:
“Um dos itens mais importantes das atribuições dos fiscais é evidenciar as entregas dos serviços que estão sendo pagos, seja por meio de documentos, seja por fotos e vídeos”, enfatiza Wagner.
“Lembrando que a nossa auditoria externa destacou a necessidade de aprimorarmos o monitoramento e a autuação das comprovações de cumprimento dos serviços/fornecimentos pela Contratada e dos pagamentos feitos”, complementa Rafael. Um dos pontos de atenção são os pagamentos de contratos descentralizados, que são consumidos por outras áreas. “O Fiscal deve sempre atestar o recebimento do objeto, podendo se reportar a evidência ou manifestação da área usuária, caso não seja o beneficiário final do produto”, destaca.
Ao final, a CCCPC colocou-se à disposição para agendar uma capacitação voltada especificamente para os tipos de contratos das áreas que acharem necessário.