Conheça a Estação Liberdade, nova editora do Brazilian Publishers
Com 30 anos de existência e mais de 550 títulos publicados, a editora Estação Liberdade acaba de entrar para a lista de participantes do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
A editora nasceu em São Paulo, mais especificamente na Liberdade, bairro tipicamente japonês da cidade – o Brasil é o país com o maior número de descendentes de imigrantes nipônicos do mundo. Por isso, diretor editorial da casa, Angel Bojadsen, ressalta o bom relacionamento com o Japão e a importância de sua colaboração com casas internacionais enquanto ainda focava na importação de títulos.
“Temos bons contatos no país e estamos aprofundando alguns intercâmbios. O relacionamento com editoras no exterior, enquanto compradores de títulos, abrem caminhos para ver junto a esses players a possibilidade de exportar”, explica o diretor.
Nesta nova etapa, editora busca facilitar os processos de direitos autorais e criar ainda mais laços com seus contatos no exterior, principalmente em Portugal e no Canadá.
A casa já participou de 25 edições da feira de Frankfurt e publicou obras no Chile, Alemanha e França. “A Estação Liberdade é uma casa cosmopolita por essência”, afirma. Ele adianta nome no qual acredita ser uma aposta para o mercado externo: Francisco Maciel. Para o editor, o autor do romance “Não adianta morrer” tem muitas chances de fechar contratos internacionais.
Segundo Fernanda Dantas, Gerente de Relações Internacionais da CBL e Gerente do Brazilian Publishers, há muito material e motivação para que o projeto trabalhe em parceria com a Estação Liberdade na internacionalização das diversas obras do catálogo.
“Nossas ações podem auxiliar a editora a alcançar suas metas de divulgação e exportação nos mais diversos países com seu catálogo, que já é forte no Brasil e tem muito potencial para se diferenciar no mercado global”, conclui Fernanda.
Atualmente, o BP conta com 67 editoras brasileiras e estimula a participação de profissionais do mercado editorial brasileiro em eventos internacionais e o relacionamento com profissionais do exterior.
Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.