Conheça a metodologia de revisão do Modelo de Competências



Conheça a metodologia de revisão do Modelo de Competências

Na quarta-feira (24/6), as Gerências de Recursos Humanos e de Gestão Estratégica apresentaram a metodologia que irá conduzir a revisão do Modelo de Competências da Apex-Brasil de acordo com o Plano Estratégico 2020-2023.

A reunião teve como objetivo explicar como a missão, visão e os valores organizacionais da Agência serão utilizados na construção de competências e, consequentemente, na indicação dos comportamentos que devem nortear a atuação dos colaboradores a partir de 2020. “O objetivo dessa revisão é chegarmos em um comportamento que faz sentido para todos, independente da área”, introduziu Angela Crosara, Gerente de Recursos Humanos. “Por essa razão, a participação de todos é fundamental”, enfatizou.

César Ciuffo, Coordenador de Planejamento e Projetos, explicou a relação entre o comportamento dos colaboradores e a identidade estratégica da Apex-Brasil. “A identidade define o que a Agência faz, onde ela quer chegar e como o fará”, explica. Para ser reconhecida como a melhor agência de promoção de exportações, internacionalização e atração de investimentos do mundo até 2023, conforme almejado pelo Plano Estratégico 2020-2023, a Casa terá de valer-se de todo o esforço coletivo que os colaboradores puderem mobilizar.

Durante a apresentação, César frisou a importância da forma que a Agência alcançará esse objetivo, com ousadia, compromisso, foco no cliente e transparência. “Esses valores serão transmitidos pela Apex-Brasil em todos seus relacionamentos, seja com fornecedores e clientes externos, seja internamente. Dessa maneira, esses critérios ajudarão a definir o novo modelo de competências que será utilizado na avaliação de desempenho dos colaboradores”, diz.​​​​​​​

As competências foram definidas após a realização de um diagnóstico sobre os valores organizacionais da Apex-Brasil. Por meio dele, pôde-se identificar as melhorias a serem feitas, como a adaptação ao novo modelo de gestão, a indicação de metas claras, a definição de papéis e responsabilidades e a otimização dos recursos e dos processos da Agência. Essas necessidades ajudaram a determinar os desafios da Casa nos próximos anos.​​​​​​​

César também explicou que as competências são um desdobramento do processo de elaboração da cultura da Agência, que passa pelo mapa estratégico e pela construção dos valores da Casa.  “Cada valor organizacional ou competência impacta o funcionamento da Apex-Brasil. Além de trazer segurança para a tomada de decisões”, explicou. “Essa relação traz, sobretudo, transparência para dentro do processo e credibilidade para a imagem da Casa”, completou.​​​​​​​

Ressaltou-se também a importância do sentimento de pertencimento à Agência. Cada colaborador, na condição de parte necessária para o funcionamento da Agência, deve zelar pelo melhor desempenho possível para fortalecer a instituição como um todo. “Se um falhar, todos falhamos”, disse Ciuffo.

Celene Vasconcelos, Coordenadora de Desenvolvimento Humano, Organizacional e Educação Corporativa, detalhou os próximos passos para a determinação do modelo de competências da Apex-Brasil. Após a apresentação, a equipe de RH disponibilizou uma pesquisa de revisão do modelo de competências. Os colaboradores têm até o dia 9/7 para preencher o formulário online e indicar seu entendimento sobre as competências e manifestar seu interesse de participar dos grupos focais.

Os grupos serão compostos por uma média de sete pessoas e irão discutir a revisão do modelo, levando em consideração as diferentes funções desempenhadas pelos colaboradores da Casa. Ao final, a equipe de RH irá apresentar os resultados dessas reuniões à Diretoria Executiva e divulgar o novo modelo de competências.​​​​​​​