Conheça as editoras estrangeiras que já ganharam o Prêmio Jabuti



Conheça as editoras estrangeiras que já ganharam o Prêmio Jabuti

Em 2019, a categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior, do Prêmio Jabuti, completa seu terceiro ano. Os objetivos da premiação ao incluir essa categoria no Eixo Inovação são reconhecer a iniciativa de editoras estrangeiras que publicam autores brasileiros no exterior, dar reconhecimento às editoras brasileiras que exportam direitos autorais e tornar o Prêmio Jabuti mais conhecido internacionalmente e, por isso, conta com apoio do Brazilian Publishers – projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria firmada entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Para as cerimônias de anúncio dos vencedores do Prêmio Jabuti, a organização convida os inscritos a participarem, inclusive as editoras estrangeiras, que visitam o Brasil a convite do projeto. Em 2017, a Penguin Random House UK foi a vencedora da categoria pela publicação do livro “A Cup Of Rage” (“Um copo de cólera”), de Raduan Nassar, ficando na frente da Dalkey Archive Press, que publicou “Enigmas of Spring” (“Enigmas da Primavera”), de João Almino, e da publicação de “Mijn Duitse Broer” (“O Irmão alemão”), feito também pela Penguin Random House UK e pela holandesa De Bezige Bij.

Em relato, Marijke Nagtegaal, representante da editora De Bezige Bij detalhou a experiência que, para ela, ajudou aprender mais sobre o comércio de livros brasileiro e conhecer editores. “Fomos à cerimônia de premiação do Jabuti no Auditório Ibirapuera, um espetacular prédio projetado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer. Os prêmios de livros mais importantes estavam sendo anunciados, para melhor romance, melhor não-ficção, e o ‘meu’ prêmio foi uma nova categoria: para uma editora estrangeira que publicou um livro brasileiro. O apresentador disse os nomes Bezige Bij e Holland perfeitamente e subi ao palco com Rita Mattar, a adorável diretora de direitos da Companhia das Letras, para receber o prêmio do diretor da Câmara do Livro pelo romance ‘Mijn Duitse Broer’, de Chico Buarque. Fiquei emocionada”, contou.

Em 2018, a grande vencedora da categoria foi a editora Restless Books, pela publicação de “The End” (“Fim”), livro de Fernanda Torres publicado no Brasil também pela Companhia das Letras. Christopher Richards, editor da Penguin Books USA, visitou o Brasil para a premiação. A editora foi uma das finalistas da categoria com a obra “The Shape of Bones” (“Mãos de Cavalo”), de Daniel Galera.

“Fiquei bastante comovido. É um livro que toca o coração e, como os outros romances de Daniel, traz uma sabedoria antiga. A Penguin Press é conhecida por promover vozes e ideias que têm a chance de moldar nossa cultura e abrir novos caminhos de pensamento para nossos leitores. Tenho o prazer de ver o reconhecimento de Daniel Galera e sua tradutora Allison Entrekin. Publicá-lo é um trabalho de amor e ficarei feliz se isso atrair mais a atenção para a cultura empolgante do Brasil”, contou. Além de participar do evento, Christopher realizou reuniões com profissionais do setor.

Neste ano, editoras estrangeiras que compraram e publicaram no ano anterior (2018), em primeira edição, o livro brasileiro no exterior e as editoras brasileiras, que venderam os direitos autorais das obras, podem se inscrever nesta categoria.

Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.