Conheça o trabalho da Charco Press, que concorre ao Prêmio Jabuti na categoria internacional



Conheça o trabalho da Charco Press, que concorre ao Prêmio Jabuti na categoria internacional

A editora Charco Press concorre ao Prêmio Jabuti pela categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior. A publisher escocesa é uma das cinco finalistas na corrida para receber a tão renomada estatueta dourada, que será entregue no dia 28 de novembro, na cidade de São Paulo.

A categoria que reconhece as editoras internacionais existe há três anos na história da premiação. Ela foi criada para condecorar o trabalho das publishers estrangeiras que valorizam o mercado brasileiro. A Charco Press é nomeada por meio da publicação do livro “A Resistência”, do autor Julián Fuks, lançado no Brasil pela Companhia das Letras –  participante do Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

“Resistance”, o título em Inglês da obra de Fuks, é o primeiro livro brasileiro que a Charco Press traduz e publica. “Receber a nomeação ao tão importante Prêmio Jabuti foi incrível para nós. A expectativa é que a indicação proporcione mais atenção ao nosso trabalho e, assim, a casa consiga atingir mais leitores para os incríveis autores que escolhemos publicar”, ressalta a diretora da Charco Press, Carolina Orloff.

A Charco Press é uma editora localizada em Edimburgo, a capital da Escócia. A publisher trabalha exclusivamente com a tradução de livros de autores latino-americanos. “Nós sentimos que a rica literatura produzida por autores da América-latina é pouco representada para os leitores da língua inglesa, e nós estamos tentando mudar isso”, complementa Carolina, sobre o trabalho realizado pela Charco.

Ganhando ou perdendo, a expectativa da diretora com a nomeação à estatueta dourada é causar um impacto positivo ao trabalho do autor Julián. Carolina acredita que estar entre os finalistas também atrai grande atenção à literatura brasileira internacionalmente.

O livro de Fuks foi vencedor do Prêmio Jabuti em 2016, na categoria Romance. A obra conta a história de uma família argentina que vem para o Brasil fugindo da ditadura e da repressão. Perseguidos políticos, os pais deixam a Argentina com os três filhos, um adotivo, dois biológicos. A partir disso, a história se desenvolve num retrato denso e emocionante.

“Consideramos que a obra de Fuks tem um apelo universal, abordando os temas de adoção, exílio e reconciliação, e dentro desse contexto da atual, o livro conversa com a situação política global. Nós, da Charco, fizemos o possível para abordar a publicação da obra em inglês com o respeito que o trabalho merece”, diz Carolina.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.