Conheça startups que já estão se mobilizando para criar soluções relacionadas ao Covid-19



Conheça startups que já estão se mobilizando para criar soluções relacionadas ao Covid-19

Startups brasileiras de vários setores estão criando produtos ou adaptando suas soluções para auxiliar a população neste momento, em que o país e o mundo sofrem com a pandemia do coronavírus.

A Apex-Brasil promove a internacionalização de startups brasileiras por meio do programa StartOut Brasil e do Programa de Internacionalização. São cerca de 60 startups atendidas anualmente. Estamos em contato com elas para saber sobre suas iniciativas nesse momento e já identificamos várias soluções. Confira abaixo.

Doação de Sangue – Livia.bot: O número de doações de sangue está sendo afetado pelo novo Coronavírus. Pensando em ajudar os bancos de sangue e a população, a startup SaveLivez desenvolveu a Livia.bot, uma assistente virtual que ajuda nas dúvidas sobre o COVID-19 e também sobre os requisitos para a doação de sangue.

Acesse o link https://Livia.bot para:

· Verificar se você é um caso suspeito de Coronavírus

· Tirar dúvidas sobre os sintomas

· Saber como se prevenir do COVID-19

· Ver os requisitos para a doação de sangue

· Verificar os horários e locais para a doação de sangue em todo o Brasil

A Savelivez, de Florianópolis, surgiu como uma plataforma para conectar bancos de sangue a doadores. O sistema desenvolvido pela empresa utiliza conhecimentos da área de engenharia de produção, machine learning (ramo da inteligência artificial em que sistemas aprendem a analisar dados e executar tarefas) e redes neurais (sistemas com padrões semelhantes aos do cérebro humano) para aprimorar a gestão dos bancos de sangue.

Vizinho do Bem: A startup Noknox criou um aplicativo para apoiar o movimento de pessoas dispostas a ajudar seus vizinhos que estão no grupo de risco do COVID-19. Basta acessar: https://vizinhodobem.com.br.

A Noknox nasceu com o desenvolvimento de um aplicativo voltado aos condomínios, que permite realizar controle de acesso, gestão predial e segurança.

HealthBuddy: Este é um chabot de informação e combate a fakenews em relação ao coronavírus, desenvolvido pela startup Ilhasoft, em parceria com a UNICEF na Europa e Ásia Central e está disponível no portal https://healthbuddy.info/.

A Ilhasoft é uma startup de Alagoas que usou ferramentas próprias, aPush Chatbots e a Bothub NLP, para criar e dar inteligência ao robô, que está integrado ao sistema da Universidade de John Hopkins, nos Estados Unidos. A instituição monitora os dados dos casos de pessoas infectadas, curadas e mortas, dando o panorama global e por países separadamente. Deste modo, as informações são atualizadas em tempo real. 

TruckPad – a empresa está oferecendo transporte voluntário e gratuito para mercadorias doadas a hospitais e instituições de assistência médica, tais como álcool em gel, máscaras e equipamentos. Para solicitar o transporte, basta entrar no site www.transportevolutario.com.br.

A Truckpad surgiu como uma startup e hoje é uma plataforma que conecta caminhoneiros autônomos a cargas e já atende a 18 mil empresas e 1 milhão de caminhoneiros, realizando cerca de 100 mil fretes por mês.

Proteção aos idosos com saúde frágil: a proteção à saúde do idoso residente em Instituições de Longa Permanência (ILPI), popularmente conhecidas como asilos, é o objetivo do site www.ilpi.me. A startup MedLogic liderou uma força-tarefa que reuniu grandes autoridades brasileiras na área de Geriatria e Gerontologia, além de profissionais com larga experiência na gestão de ILPI, e produziu uma série de conteúdo sobre o tema e protocolos a serem seguidos por essas instituições, disponibilizados no site. O objetivo é contribuir para diminuir a taxa de mortalidade pelo Covid entre os idosos com saúde frágil.

O produto principal da MedLogic é uma plataforma digital voltada ao diagnóstico e registro das ações de prevenção e proteção à saúde do idoso, voltada aos profissionais que atuam no segmento.

Simbio Bag: O Simbio Bag é um aplicativo que permite aos varejistas enviar mercadorias personalizadas ao cliente para que ele possa experimentar os produtos antes de decidir pela compra, que pode ser realizada diretamente pelo celular. Durante a crise do coronavírus, a startup está oferecendo uma versão básica do seu sistema gratuitamente. Trata-se de uma ferramenta segura para o varejista de moda continuar suas vendas enviando as peças até a casa do cliente, ou seja, sem necessidade de o cliente ir até a loja. Os varejistas podem preencher o seu cadastro no site www.simbiobag.com.

Prova Fácil (Starline S.A): a startup desenvolveu um software de gestão pedagógica para instituições de ensino e está liberando o uso gratuito do programa até julho de 2020, para apoiar a manutenção das aulas e provas. Confira o link para instituições: https://materiais.provafacilnaweb.com.br/prova-online-gratuita e o link para professores: https://www.provafacilnaweb.com.br/corrigir/

Everlog: a startup atua com automatização de fretes e entregas, apresentando soluções tecnológicas baseadas em sistemas SaaS (Software as a Service). A empresa também tem um programa de podcasts sobre logística, o Papo com Frete. Nesta crise, um dos episódios já trata dos impactos do coronavírus na logística. Confira em : https://open.spotify.com/episode/1ijVopvFg3qVaIu3Wv4eu0?si=qdUIZKQbTQ-Pmrl8_knQhg

Aya Tech – a empresa cria produtos químicos inovadores utilizando nanotecnologia, como um repelente que pode ser usado em pets e na roupa (e dura várias lavagens). A startup lançou um desinfetante que substitui o álcool gel, o Gy, que mata vírus como o coronavírus, o H1N1, a influenza, o pólio, dentre outros. Confira em https://www.aya-tech.com.br/.

Autoridade Fitness: A startup oferece uma plataforma on-line para treinamento físico, prática de yoga, meditação e cuidados com a alimentação. Neste período de crise com o coronavírus, está abrindo a assinatura por R$ 7,00 no primeiro mês e estendendo a possibilidade de reembolso total para os mesmos 30 dias. Segundo a startup, o valor é necessário para cobrir os custos com streaming de vídeo e outros que não poderão ser evitados ao longo do período.

Acesse aqui a plataforma: https://espaco.autoridadefitness.com/acao-solidaria-corona/

Campanha #StartupsxCovid19

A Apex-Brasil também apoia a campanha #StartupsxCovid19, lançada pela Comunidade Governança & Nova Economia (Gonew.co), com apoio da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) e do Ministério da Economia.

As empresas que tenham soluções inovadoras para enfrentar a crise do Coronavírus podem compartilhar suas soluções em um formulário neste link: http://bit.ly/StartupVsCovid19.

“Esse trabalho em parceria com a ABStartups facilitará termos as soluções de uma forma estruturada para a interação com órgãos como o Ministério da Saúde”, comenta Rafael Wandrey, Coordenador de Empreendedorismo Inovador do Ministério da Economia.