Conselho referenda nomeação de Diretoria Executiva da Apex-Brasil



Conselho referenda nomeação de Diretoria Executiva da Apex-Brasil

O Conselho Deliberativo da Apex-Brasil (CDA) referendou em reunião realizada hoje (30/5), na sede da Agência em Brasília, a nomeação aos cargos do Diretor de Negócios, Augusto Pestana, e do Diretor de Gestão Corporativa, Edervaldo Teixeira de Abreu Filho. Os dois integram a Diretoria Executiva da Agência, ao lado do presidente Sergio Segovia.

Os nove integrantes do CDA estiveram presentes ao encontro, que foi liderado pelo ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, presidente do Conselho. O ministro Araújo apresentou o currículo dos dois diretores e destacou a sua qualificação. “Fica claro que a Diretoria Executiva da Apex-Brasil é composta por profissionais do mais alto gabarito e que demonstram patriotismo e comprometimento com nosso trabalho conjunto”, afirmou.

Durante a reunião, foram aprovadas as demonstrações de balanço anual e a prestação de contas referente ao ano de 2018, além da revisão do orçamento-programa da Apex-Brasil para 2019.

Os conselheiros foram apresentados aos resultados de negócio da Apex-Brasil em 2018, com destaque para o cumprimento integral dos indicadores do contrato de gestão firmado entre a Apex-Brasil e o MRE. Tais indicadores incluem número de empresas atendidas em qualificação, promoção comercial e internacionalização, além de atendimentos a investidores estrangeiros e realização de ações integradas com o MRE.

Ao final do encontro, foi aprovada a proposta da Apex-Brasil de alteração da frequência mínima de Reuniões Ordinárias do CDA, de duas, para quatro ao ano.

“A Apex-Brasil passa por um momento de renovada perspectiva de avanço em suas atividades. Neste sentido, a Agência pretende guardar com este Conselho a mais próxima relação, de estrita transparência e parceria, visando ao cumprimento das atividades finalísticas e à efetiva contribuição para o crescimento econômico do País”, afirmou Segovia.

“Tenho a certeza que a Agência terá todas as condições de trabalhar da melhor maneira possível, não só pela competência, mas também pelo entusiasmo do presidente Sergio Segovia. Este será um período de extraordinária entrega e de excelentes resultados”, afirmou o ministro Ernesto Araújo. “A Apex-Brasil é fundamental para nossa inserção internacional e para o objetivo do MRE de fazer o Brasil ocupar o espaço que merece no mundo”, completou.

Os órgãos integrantes do CDA são MRE, Ministério da Economia, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Micro Empresa (Sebrae) e Associação do Comércio Exterior do Brasil (AEB), além da Secretaria Executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex), que participa como convidada.