Couro do Brasil: vendas para a Índia cresceram mais de 50% em 2019 e reforçam importância da feira IILF
As exportações de couro do Brasil para a Índia tiveram um salto em 2019: cresceram 53,1% em volume em comparação ao ano de 2018, e 21,4% em valores. Neste ambiente de bons resultados e perspectivas para 2020 ocorrerá a feira India International Leather Fair (IILF), em Chennai, de 1 a 3 de fevereiro, com a participação de dois curtumes brasileiros (JBS Couros e Partner), contando com o apoio do Brazilian Leather – projeto de incentivo às exportações de couro do Brasil realizado pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Explica Rogério Cunha, da Inteligência Comercial do CICB, que o país do continente asiático é estratégico para o couro do Brasil, em especial por sua ligação com a produção de calçados e artefatos. Os resultados obtidos em 2019, destaca, têm ligação com a presença por edições consecutivas do Brasil na feira IILF e também em função de missões comerciais e de prospecção que foram realizadas em anos recentes.
Veja dados sobre a Índia e o setor de couros:
– Valor das exportações de calçados em couro a partir da Índia: US$ 1,197 bilhão
– Participação dos calçados em couro sobre suas exportações: 48%
– 10º maior exportador de calçados do mundo
– Volume de couro exportado pelo Brasil para a Índia em 2019: 6,2 milhões de metros quadrados (aumento de 53,1%)
– Exportações de couro do Brasil para a Índia em 2019: US$ 20,6 milhões (aumento de 21,4%)
– Participação nas exportações de couro do Brasil: 9º lugar
– Feira IILF: 35ª edição; couros, químicos, componentes e máquinas para o setor de calçados e artefatos a partir de 500 expositores e um público estimado de 13 mil visitantes
Sobre o Brazilian Leather – Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros – incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br