Courovale recebe o selo Diamante na Certificação de Sustentabilidade do Couro



Courovale recebe o selo Diamante na Certificação de Sustentabilidade do Couro

O nível máximo para a produção sustentável de couros no Brasil foi alcançado por Courovale, de Portão (RS). O curtume é o primeiro de acabamento a obter o selo Diamante na Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB), apoiada pelo projeto Brazilian Leather – uma iniciativa do CICB e da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos),  atingindo 100% dos critérios e indicadores da Norma ABNT NBR 16296, auditada por meio de organismo acreditado pelo INMETRO. Trata-se de um marco para o setor, mostrando a evolução contínua da indústria (Courovale ostentava o selo Ouro desde 2018) e a valorização do meio ambiente, da economia e da sociedade na produção de couros do país.

Guiando os processos da empresa dentro das melhores práticas industriais, o CSCB tem apoiado Courovale na jornada da sustentabilidade e aprimoramento de etapas operacionais e de gestão. Gerente administrativa da empresa, Solange Pauletti destaca que o selo Diamante confirma o alinhamento da organização no caminho sustentável. “Essa conquista fortalece nossa credibilidade junto ao mercado nacional e internacional. E também nos dá a certeza de dever cumprido e reconhecimento pela dedicação”, afirma, junto com Rafael Emílio Collet, diretor, e Verônica Meurer, gerente comercial.

Para os próximos anos, há um cronograma de auditorias, avaliações e recertificação na empresa para a manutenção do nível Diamante. Esse processo inclui análises, registro de ideias e sugestões que podem inspirar toda a cadeia, especialmente neste momento tão aberto a inovações, mudanças de comportamento na sociedade e opção por produtos cada vez mais sustentáveis.

O que é o CSCB
A Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB) foi construída pela cadeia que integra a indústria de couros do país e é apoiada pelo projeto Brazilian Leather – uma iniciativa do CICB e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo à participação do couro do país no mercado externo. O CSCB promove e reconhece as melhores práticas dos curtumes no que tange resultados econômicos, redução de impacto ambiental e relações com colaboradores e comunidades. São mais de cem indicadores a serem trabalhados pelas empresas inseridas no CSCB, tais como:

– redução de consumo de água

– redução de consumo de energia

– controle de qualidade de produtos

– origem da matéria-prima

– substâncias restritas

– saúde e segurança do trabalhador

Como obter a certificação
Após a adesão ao CSCB, cada empresa passa por uma etapa de consultoria e treinamento, em que são trabalhados os indicadores. A consultoria instrui e verifica o atendimento, registro e continuidade de cada indicador e, com esta etapa concluída, o curtume pode solicitar auditoria de um organismo acreditado pelo INMETRO para a certificação. Há quatro níveis do selo:

– Bronze (para quem atender até 50% dos indicadores aplicáveis de cada uma das quatro dimensões da certificação)

– Prata (75%)

– Ouro (90%)

– Diamante (100%).

Sobre o Brazilian Leather – Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros – incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br