Delegação brasileira desembarca em Medellín para a Colombiatex 2022



Delegação brasileira desembarca em Medellín para a Colombiatex 2022

Depois de duas edições digitais, a Colombiatex retorna a versão física com a participação de uma delegação brasileira com 22 empresas apoiadas pelo Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Quem visitar a Plaza Mayor em Medellín, na Colômbia, a partir da próxima terça-feira (25) vai conferir as novidades das empresas Berlan, Brand Textil, Canatiba, Cataguases, Cedro Textil, Coltex, Covolan, Dalila Textil, Diklatex, Kalimo, Linhas Trichê, Paranatex, Salotex, Sancris, Santaconstancia, Santana Textiles, Santanense, Santista Textil, SMS Metais, SPA Textil, Textil J. Serrano e Vicunha Textil.

“As expectativas para o retorno da Colombiatex são as melhores. O país é muito significativo para o mercado têxtil brasileir e estamos felizes de poder retomar o contato presencial com potenciais clientes, além de apresentar as novidades do setor brasileiro”, comenta Lilian Kaddissi, gerente executiva do Texbrasil.

Além dos estandes das marcas nos respectivos setores da Colombiatex, o Texbrasil contará com um espaço próprio no evento. Na chegada à feira, os visitantes vão conhecer a área do Texbrasil, que contará com informações sobre o projeto, sobre as empresas, além de um fórum com amostras dos produtos de cada uma das marcas brasileiras.

Muitas cores

A delegação brasileira chega com uma composição variada dentro do segmento têxtil. A Berlan, por exemplo, desenvolve tecidos de malha para os segmentos de moda, esportes e moda praia. A marca apresentará uma linha de produtos feitos com uma técnica inovadora de sublimação que permite a personalização de estampas. Para o segmento denim, a Canatiba tem uma proposta sustentável, especialmente com a linha “Eko”, que utiliza algodão descartado em sua fabricação.

O destaque, porém, é para as cores. Seguindo a tendência mundial, as marcas apresentam paletas coloridas, inclusive no jeanswear, saindo do tradicional azul. A Cataguases, por exemplo, convidou 12 estilistas para desenvolverem novas cores, aplicadas depois a peças conceito.

Outra tendência que as marcas levarão é o tingimento natural e sustentável. A Dalila Textil aposta em elementos da natureza, como Cúrcuma e Urucum para dar cor aos tecidos. Já a Santana aposta em um tingimento sustentável que, além de ter baixa concentração de corante índigo, utiliza menos produtos químicos.

A Cedro segue a mesma linha com o corante “anilina-free”. Com níveis insignificantes e indetectáveis de corante, o tingimento é inofensivo e seguro para o meio ambiente, já que a água utilizada na lavagem não passa pelo processo de salinização presente em outros corantes.

Livre comércio

Brasil e Colômbia têm, desde 2017, um acordo de livre comércio. Entre os principais produtos exportados pelo Brasil à Colômbia em 2021 destacam-se os artigos têxteis como os tecidos de algodão (USD 39,8 milhões); as pastas, feltros, nãotecidos (USD 7,4 milhões); os tecidos impregnados de uso técnico (USD 3,0 milhões) e os fios de algodão (USD 2,5 milhões).

“Participamos da Colombiatex há 20 anos e notamos como o evento ajudou a estreitar as relações entre os dois países. A Colômbia é uma importante parceira comercial do Brasil, e ficamos felizes em retomar esse contato direto durante a feira”, conclui Lilian. 

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 20 anos, já auxiliou cerca de 1600 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 9 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).