Delegação brasileira participa de 180 reuniões durante a SIBF Publishers Conference



Delegação brasileira participa de 180 reuniões durante a SIBF Publishers Conference

Uma delegação de editoras brasileiras participou de aproximadamente 180 reuniões, ao longo de três dias, durante a 9ª edição da SIBF Publishers Conference, evento que antecedeu a Feira Internacional do Livro de Sharjah, em outubro. Autores e editores nacionais encontraram em Sharjah, a cidade eleita a Capital Mundial da Literatura pela Unesco, uma oportunidade única para abrir caminhos e realizar negócios com editoras do mundo inteiro.

O grupo de editoras brasileiras que embarcou até Sharjah contou com Laura Di Pietro (Editora Tabla), Isabel Coelho (FTD Educação), Fernanda Dias (Companhia das Letras), Kin Guerra (Solisluna), Juliana Mello (agente literária) e Ivana Jinkings (Boitempo). Além dos representantes de editoras, a delegação teve também a participação do editor chefe do portal PublishNews, Leonardo Neto, e Fernanda Dantas, gerente de Relações Internacionais da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e gerente executiva do Brazilian Publishers – projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a CBL e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A delegação brasileira foi selecionada por meio de uma fellowship, com o objetivo de prospectar as vendas de direitos autorais de escritores brasileiros para o mercado árabe. A cidade-estado de Sharjah é localizada nos Emirados Árabes Unidos, e concentra, hoje, a terceira maior feira de livros do mundo, a Feira Internacional do Livro de Sharjah.

Durante o evento que antecedeu a feira, os profissionais se reuniram com editores do mundo inteiro para discutir temas relacionados ao mercado editorial e participaram de uma programação extensa com rodadas de negócios e jantares de networking. Alguns seminários também fizeram parte da programação de três dias, abordando temas como “qual o próximo passo para o crescimento da indústria global de publicações?”, ou ainda “como fazer negócios com editores árabes”.

“O Brasil participa da SIBF Publishers Conference há quatro anos consecutivos e essa constância nos abriu muitas portas e consolidou a imagem do Brasil como um polo de conteúdo editorial de qualidade. Inclusive, notamos um aumento da procura de editoras do mundo árabe por obras de ficção e não ficção brasileiras, assim como de âmbito acadêmico”, diz Fernanda Dantas.

Laura Di Pietro, que dirige os selos da Editora Tabla, conta que o contato com editores do mundo inteiro durante o encontro em Sharjah foi muito importante para a editora que ela encabeça. Laura afirma que a Tabla conseguiu fechar negócios e garantir a publicação de pelo menos dois grandes autores com uma editora do Líbano. Ela, no entanto, deixa os nomes ainda em suspense.

Além disso, Laura ressalta que o encontro proporcionou uma troca de experiências muito rica, “compartilhamos dificuldades, lutas diárias, que apesar das especificidades de cada país, de cada situação e contexto geográfico ou político, têm muitos pontos em comum”.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.