Design, Sustentabilidade e Diversidade nos Plásticos Transformados Brasileiros para a Ambiente 2020



Design, Sustentabilidade e Diversidade nos Plásticos Transformados Brasileiros para a Ambiente 2020

No ano quando o principal evento de Housewares do mundo apresenta a área “Focus on Design”, com destaque para o design brasileiro, o Think Plastic Brazil leva 17 companhias na ilha brasileira: Hall 12.1 – Stand B50

Dezessete indústrias brasileiras apresentarão seus produtos de plásticos transformados com alta qualidade, diversidade e sustentabilidade para Utilidades Domésticas na mais importante feira de bens de consumo do mundo: a Ambiente 2020, que acontecerá de 7 a 11 de fevereiro em Frankfurt,  Alemanha. As empresas brasileiras participantes são: Crippa, Indústria Bandeirante, Jaguar Plásticos, São Bernardo, Simonaggio, Stolf, Metaltru, Vasart, Termolar, Plasútil, Lolly Baby, Sanremo, Botafogo, MTA, Oliveira, Plasvale e Vemplast. Outras 6 companhias participação do  Programa de Imersão Internacional, uma pesquisa cultural e de pontos-de-venda às mais significativas cadeias de lojas alemãs, guiadas pelos profissionais do Think Plastic Brazil. São elas: Arthi, Koisas de Kozinha, Plásticos Rainha, Plast Leo, Martinazzo e Vouga Décor.

O Think Plastic Brazil é o programa de exportação e internacionalização para a indústria do plástico transformado brasileiro, criado pelo INP (Instituto Nacional do Plástico) em parceria com a Apex-Brasil (Agência  Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Comércio Internacional

A Alemanha é o 12º maior importador de plásticos transformados do Brasil, com aproximadamente 2% de share no volume da balança (quase 5 mil toneladas em 2018, o equivalente a U$D 20 milhões no período). No mesmo ano o Brasil importou 24 mil toneladas de produtos de plástico transformado do país europeu, um total de U$D237 milhões. *

*Abiplast

Sustentabilidade / Ethical Style Guide

Cinco companhias brasileiras participantes do Think Plastic Brazil foram aprovadas pelo comitê da feira Ambiente  para compor o seleto grupo de produtores com selo “Ethical Style Guide”: Jaguar Plásticos; Lolly Baby; Metaltru; Plasvale e Termolar. O Guia online abrange todos os grupos de produtos e leva visitantes a empresas que fabricam produtos de forma sustentável e em condições socialmente responsáveis, ajudando-os a chegar a uma melhor avaliação dos produtos oferecidos.

As companhias recebem o direito de utilizar o selo referido no ano da edição do evento em suas comunicações. Confira os produtos selecionados abaixo:

Jaguar Plásticos –Linha Eco Nature

Compromissada com a sustentabilidade e o futuro das próximas gerações a Jaguar Plásticos possui uma linha exclusiva conhecida como Eco Nature, que recicla as matérias-primas dos processos produtivos. O resultado é um produto de alta qualidade, com brilho e sem cheiro. Um processo eficiente que contribui para a economia circular mantendo a consciência dos recursos naturais.

Lolly Baby – Linha de Canecas e Produtos de armazenamento e segurança para casa

A empresa é responsável por reutilizar 100% do Tritan e do Polipropileno na produção de canecas e brindes personalizados, bem como caixas organizadoras que contém dispositivos de segurança para crianças.

Metaltru – Todas as linhas de produto

A empresa não trabalha com materiais ou processos que possam gerar poluentes no ambiente. Além disso, dá preferência a matérias-primas recicláveis e designs duráveis.

Plasvale – Ecological Line

A linha utiliza materiais de plástico reprocessado, buscando respeitar o meio ambiente por meio do reuso. Os insumos de materiais produzidos internamente (e que não são destinados a produtos finais) são transformados na nova linha que facilita a vida dos consumidores.

Termolar – Todas as linhas de produto

A companhia utiliza 100% de aço e componentes plásticos reciclados em partes que não entram em contato com os alimentos na produção de garrafas, jarros, cilindros, bolsas e caixas com isolamento térmico.

Focus On Design

Um dos pontos altos desta edição da Ambiente será o lançamento de uma apresentação especial chamada Focus on Design, ou foco no design, em português. A área da feira apresentará produtos com alto padrão de design, a cada ano homenageando um país diferente. A estreia tem como foco central o Brasil, com uma seleção de cinco agências de  design nacionais. Confira aqui  os detalhes da ação.

Sobre  o Think Plastic Brazil

O Programa Think Plastic Brazil foi criado em dezembro de 2003, quando a cadeia integrada dos plásticos nacional foi reconhecida como uma das 10 maiores no mundo, tendo destaque em sua alta Tecnologia, empregabilidade e sustentabilidade. Ele foi criado e é desenvolvido pelo INP e pela Apex-Brasil para promover a exportação e a internacionalização dos plásticos transformados brasileiros nas verticais Utilidade Doméstica, Construção Civil, Embalagens e Agrobusiness.