Diklatex aposta em tecnologia inovadora para dominar mercado de vestuário esportivo na América Latina
Você sabe o que os times de futebol latino-americanos Flamengo, Boca Juniors e Palmeiras têm em comum? Além da rivalidade no campo, todos contam com camisas fabricadas pela Diklatex, empresa têxtil com mais de 40 anos de mercado e participante do Texbrasil — (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Nascida no esporte, a empresa é uma das duas brasileiras homologadas para as principais marcas esportivas do mundo, como Adidas, Nike e Puma.
Foi graças às participações da empresa na Colombiatex de Las Américas, que neste ano contou com o apoio do Programa, que a empresa iniciou sua expansão internacional. Agora a Diklatex conta com parceiros comerciais e de distribuição nos principais mercados latino-americanos, como a Argentina, o principal alvo da operação.
A empresa também aposta na presença internacional para alcançar seu principal objetivo: se tornar referência tecnológica no cenário mundial. O gerente comercial da empresa, Tiago Ventura, aponta que a Diklatex está em constante busca por novas formas de aprimorar seus tecidos, o que a incentiva a participar de eventos como a Colombiatex.
Tecnologia Diklatex
Chegar no patamar dessas gigantes mundiais exige qualidade de ponta. De acordo com Tiago, os produtos são homologados na Alemanha e passam por um rígido controle de qualidade, que inclui avaliação das máquinas usadas na confecção, até os corantes aplicados nos tecidos.
Tudo isso para garantir que a performance dos atletas não seja prejudicada pelo uniforme. “O conforto do atleta é a principal preocupação”, explica Tiago. Além da tecnologia dry, que transporta o suor do atleta para as camadas mais externas do tecido, facilitando a rápida evaporação da umidade, Tiago conta que a empresa desenvolve outras 10 inovações para aprimorar suas peças e tecidos.
Entre elas estão a “TrueLife UV”, que tem proteção UPF acima de 50, garantindo tempo de exposição ao sol acima de 10 horas, e a “Defense”, que protege os tecidos do crescimento e proliferação de micro-organismos, evitando odores indesejados, descoloração e manchas.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de quase 20 anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. Conheça: www.apexbrasil.com.br.