Diretor internacional da ABF participa da Wholesale and Retail Convention
Em sua apresentação durante a convenção promovida pelo Santander do Reino Unido, Natan Baril falou sobre as oportunidades do franchising brasileiro
Nesta quarta-feira (23/06) Natan Baril, diretor internacional da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e sócio na Baril Advogados Associados, participou da conferência Wholesale and Retail, realizada pelo Santander do Reino Unido.
Durante a apresentação digital para o grupo de investidores europeus, Natan apresentou o cenário brasileiro de franquias e falou sobre o Franchising Brasil — programa de internacionalização do setor realizado por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF), com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
O executivo participou do painel sobre o mercado latino-americano, que recebeu o nome “Foco em tendências emergentes e em desenvolvimento na América Latina”. Além de Natan, o painel teve como convidado Jean Charles Cazenave, representando o México e as lojas de departamento de luxo El Palacio de Hierro. Após a fala de Jean, às 16h, foi a vez de Natan trazer os seus insights sobre o mercado de franquias brasileiro.
Em sua apresentação, o diretor internacional da ABF discorreu sobre as oportunidades brasileiras e o papel da associação em representar esse setor. “Nós trabalhamos com força para promover a educação para quem quer saber mais sobre o franchising”, explicou, acrescentando: “temos empresas expandindo seus negócios por meio do franchising todos os dias. Quando falamos de faturamento, nós temos todos os anos, um crescimento de dois dígitos. Com a pandemia nós fomos impactados, mas acreditamos que esses números serão recuperados”.
Natan ainda falou sobre os eventos promovidos pela associação e trouxe ao público internacional os resultados da pesquisa “Desempenho do Setor de Franquias no País”, que revela dados de faturamento, crescimento e abertura de unidades das maiores franquias do país. Além disso, o executivo discorreu sobre a assinatura da renovação do convênio do Franchising Brasil para o biênio 2021/2023. “Agora iremos promover mais ainda os serviços para os nossos participantes. Para se ter uma ideia, hoje temos 163 marcas brasileiras atuando em diferentes mercados, sendo que a maioria se encontra nos Estados Unidos, Portugal e Paraguai”, finaliza.
A Wholesale and Retail Convention
A convenção online, que iniciou sua programação na terça-feira (22), segue até quinta-feira (24). O tema do evento é o “Comércio global no novo mundo do atacado e varejo”. A programação começou com dois painéis de overview sobre as tendências do mercado do Reino Unido e as oportunidades internacionais dos canais de venda digitais, e seguirá com foco em mercados específicos, como Oriente Médio, Europa, Ásia, e América Latina.
Sobre o Franchising Brasil
O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.