Drawing Room Lisboa: Com apoio do Projeto Latitude, Galeria Aura leva obras de Laerte Coutinho para a feira



Drawing Room Lisboa: Com apoio do Projeto Latitude, Galeria Aura leva obras de Laerte Coutinho para a feira

Evento acontece de 14 a 18 de outubro com formato online e presencial; Brasil será representado pela Galeria Aura

Nesta semana o Projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, da Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, estreia apoio a galerias brasileiras em mais um evento de arte contemporânea internacional – o Drawing Room Lisboa. A Galeria Aura, que faz parte do Projeto Latitude, marcará presença na feira, sendo a única galeria brasileira com exposição na edição 2020. Trabalhos de Laerte Coutinho e outros artistas como Antonio Bokel, Rafael Coutinho, Matheus Chiaratti e Mariana Poppovic, estarão no estande virtual da galeria.

O evento terá formato online e presencial e acontece de 14 a 18 de outubro. Para conhecer o estande da Galeria Aura na Drawing Room Lisboa, é só se registrar no evento clicando AQUI .

Sobre o Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad

O Latitude é um programa desenvolvido por meio de uma parceria firmada entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT, e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, para promover a internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea. Criado em 2007, conta hoje com 54 galerias de arte do mercado primário, localizadas em sete estados brasileiros e Distrito Federal, que representam mais de 1000 artistas contemporâneos. Seu objetivo é criar oportunidades de negócios de arte no exterior, fundamentalmente através de ações de capacitação, apoio à inserção internacional e promoção comercial e cultural.

O volume das exportações definitivas e temporárias das galerias do projeto Latitude vem crescendo significativamente. Em 2007, foram exportados US$ 6 milhões e, de acordo com a última Pesquisa Setorial Latitude publicada, em 2017 atingiu-se mais de US$ 65 milhões. As galerias Latitude foram responsáveis por 42% do volume total das exportações do setor no ano.

Desde abril de 2011, quando a ABACT assume o convênio com a Apex-Brasil, foram realizadas 48 ações em mais de 26 diferentes feiras internacionais, com aproximadamente 300 apoios concedidos a galerias Latitude. Neste mesmo período, foram trazidos ao Brasil aproximadamente 250 convidados internacionais, entre curadores, colecionadores e profissionais do mercado, em 23 edições de Art Immersion Trips. Além dessas ações, o Latitude realizou cinco edições de sua Pesquisa Setorial, com dados anuais sobre o mercado primário de arte contemporânea brasileira.

Informações à imprensa 

Agência Guanabara

Fernanda Guarda – fernanda@agenciaguanabara.com.br 

Diego Sierra – diego@agenciaguanabara.com.br