E-Xport Meeting: novas tendências para o comércio eletrônico



E-Xport Meeting: novas tendências para o comércio eletrônico

Inovações nos modelos de venda digital, que podem se tornar macrotendências, foram apresentados no 3º dia de evento.

A pandemia acelerou o processo de transformação digital e o mercado foi obrigado a desenvolver modelos de negócio inovadores, criando novas experiências para o cliente. O mercado chinês foi apresentado como exemplo de inovação neste cenário no terceiro dia do e-Xport Meeting 2021, evento promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) como parte da segunda Semana do E-commerce Internacional.

O mercado oriental costuma lançar tendências globais, e no comércio eletrônico não é diferente. A China é considerado o maior mercado digital do mundo. In Hsieh, cofundador da Chinnovation — plataforma que ajuda empreendedores brasileiros a prosperar na China falou principalmente sobre o livecommerce, um novo modelo de comércio digital.

O livecommerce funciona em formato de transmissão em vídeo ao vivo, que possibilita interação entre os participantes e com o apresentador em questão. O objetivo é vender produtos através dessa transmissão.  “O livecommerce pode ser um canal ou parte da jornada do consumidor e faz parte do conceito de social commerce, ou seja, é uma questão de comportamento, de interesse do consumidor. O livecommerce é uma nova largada para todos e vai ser uma das grandes modalidades do comércio eletrônico”, destacou In.

Segundo o especialista, o e-commerce tradicional, mais usado no Brasil, tem no país oriental uma taxa de conversão de 1% a 2%. Portanto, o número de pessoas que entram no site e compram é relativamente pequeno. Já o livecommerce, modelo mais utilizado na China, apresenta uma taxa de 5% a 10%. As categorias que lideram no livecommerce são, respectivamente: cosméticos; alimentos e bebidas; e moda.

Outra tendência apresentada no e-Xport Meeting foram as “lojas de país/lojas coletivas”, onde empresas dividem o espaço para vender produtos originais e típicos do país. A Chief Operanting Officer (COO) da Green Proposition, Renata Thiébaut, falou sobre as vantagens de abrir uma loja de país, especialmente na China. “As lojas de país são uma oportunidade para empresas que queiram conhecer o mercado, isso porque reduz os custos operacionais e testa o mercado chinês, se o produto tem aderência no país, o tipo de produto ideal. É uma promoção integrada e que pode ser muito benéfica, principalmente, para pequenas empresas”, destacou.

O painel “Transformação digital e estratégias de novos negócios”, apresentado pelo professor da  Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) Sérgio Santos, trouxe um panorama das mudanças do mercado digital, abordando especialmente o cliente. Santos afirmou que, no novo modelo de negócios, o cliente é protagonista de consumo e é necessário que as empresas passem a criar novas experiências que produzam um valor agregado ao seu produto.

“Estamos em um mundo colaborativo. O desafio da transformação digital passa pelas novas estratégias, por um novo propósito e por construir uma cultura capaz de enxergar a oportunidade como uma grande fonte de valor, ou seja, olhar para as mudanças e não vê-las como ameaças, mas  como oportunidades”, pontuou.

Market Place
O gerente nacional da Alibaba.com, Frank Pan, trouxe alguns dados sobre o site que demonstram como o comércio digital vem tendo aderência no mundo. Hoje, esta é a maior empresa de e-commerce do mundo. Somente em 2020, o grupo Alibaba vendeu mais de US$ 1 trilhão, teve um aumento de 92% de compradores ativos e o número de pedidos aumentou em 137%. Eles estão presentes em mais de 190 países do mundo e vendem mais de 300 mil produtos por dia.

Outro e-commerce chinês que esteve presente no e-Xport Meeting e falou um pouco da sua plataforma, foi o JD Worldwide, o market place com maior faturamento da China. A gerente de Desenvolvimento de Negócios, Lydia Li, destacou que o JD Worldwide ocupa o 3º lugar entre as plataformas de e-commerce. “Atualmente estamos presentes em mais de 40 países e regiões e atuamos não só na venda de produtos e mercadorias, mas também somos um canal de exportação de cultura”, salientou Lydia.

O e-Xport Meeting
A segunda edição do e-Xport Meeting, dentro da Semana do E-Commerce Internacional, busca capacitar especialmente pequenas e médias empresas nacionais exportadoras, de B2B e B2C, de todos os setores (alimentos e bebidas, beleza e cosméticos, moda, calçados, móveis, máquinas e equipamentos) para inserirem seus negócios no comércio eletrônico internacional e melhorar a presença digital de forma contínua e sustentável. São quatro dias de evento que contarão com capacitações online, consultorias de inteligência de mercado, aceleração de negócios em plataformas B2B e B2C e mentorias em marketing digital, contando com a transmissão da experiência de empresas como Amazon, RangeMe, eBay, Alibaba.com, Mercado Libre, VTEX, e JD (plataforma chinesa), que apresentarão as funcionalidades, benefícios e o setup de cada plataforma, perfil de seus clientes, tráfego orgânico, além de promoverem treinamentos práticos para as participantes.

Serviço
e-Xport Meeting 2021 – Semana do E-commerce Internacional
Data: 14 a 17 de setembro
Interessados devem fazer inscrição para o evento neste link.
A programação do evento pode ser conferida no site.