E-Xport Meeting: Semana do E-commerce Internacional começa nesta terça-feira (14)
Encontro anual promovido pela Apex-Brasil vai conectar quase 400 empresas brasileiras a gigantes do comércio digital mundial em quatro dias
O mercado brasileiro de e-commerce deve crescer 42% até 2025. No ano passado, o comércio digital movimentou mais de US$ 26 milhões no Brasil e a expectativa é chegar a US$ 37 milhões em quatro anos.
A previsão foi apresentada no primeiro dia do e-Xport Meeting, da Apex-Brasil, a Semana do E-Commerce Internacional, encontro anual promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Investimentos e Exportação (Apex-Brasil), que começou nesta terça-feira (14) e segue até sexta (17).
Durante os quatro dias de evento, 400 empresas brasileiras de e-commerce contarão com capacitações online, consultorias de inteligência de mercado, aceleração de negócios em plataformas B2B e B2C e mentorias em marketing digital, com gigantes do setor, como Google, Amazon, RangeMe, eBay, Alibaba.com, Mercado Libre, VTEX, e JD (plataforma chinesa), que vão compartilhar experiências de sucesso e apresentarão as funcionalidades, benefícios e o setup de cada plataforma, perfil de seus clientes, tráfego orgânico, além de promoverem treinamentos práticos para as participantes.
Nesta quarta-feira (15), a Apex-Brasil e a Amazon — empresa americana de tecnologia proprietária do maior portal de comércio eletrônico do mundo –, assinarão um Memorando de Entendimento (MOU), que vai possibilitar que 50 empresas ofereçam seus produtos de maneira simplificada, sem a necessidade de constituir uma empresa ou abrir uma conta bancária no exterior. Elas receberão treinamento personalizado da Amazon e da Apex-Brasil sobre presença digital, estratégias de expansão internacional e oportunidades no mercado americano, além de gerenciamento de contas e apoio para o lançamento dos produtos.
O intuito do e-Xport é qualificar especialmente pequenas e médias empresas nacionais exportadoras, de todos os setores (alimentos e bebidas, beleza e cosméticos, moda, calçados, móveis, máquinas e equipamentos) para inserirem seus negócios no comércio eletrônico internacional e melhorar a presença digital de forma contínua e sustentável. A crescente digitalização da economia vem transformando o comércio e promovendo inovações no modelo de negócios das empresas em âmbito global.
Em 2020, o e-commerce representou 16% do varejo mundial, um aumento de 4% em relação a 2019. O total de vendas via e-commerce no mundo somou US$ 3.914 trilhões, segundo o e-Marketer, empresa de pesquisa de mercado sobre marketing digital, mídia e comércio. Na América Latina, este número somou US$ 83,63 bilhões. O Brasil é considerado o 13º maior mercado de e-commerce, com perspectivas de crescimento anual de quase 10% ao ano até 2025. As vendas pela internet representaram 13,9% do varejo total. O total de vendas via e-commerce no País somou R$ 87 bilhões em 2020, um aumento de 41% em relação a 2019, segundo o Ebit | Nielsen Webshoppers. Este valor equivaleu a 194 milhões de pedidos – 30% a mais dos realizados em 2019. Aumentou também em 30% o número de consumidores de produtos de e-commerce no Brasil no ano passado, comando um total de 79,7 milhões.
Atualmente, 68% das empresas de e-commerce brasileiras são exportadoras, sendo que 53% vendem via e-commerce no Brasil e 19% via e-commerce internacional. E 88% têm interesse em começar ou expandir suas vendas pelo e-commerce internacional. Porém, para se inserirem competitivamente e terem bom desempenho nas plataformas de e-commerce, é importante que as empresas conheçam as funcionalidades, benefícios e o setup de cada plataforma. Foi pensando nisso que a Apex-Brasil criou o e-Xport Meeting em 2017 e, em parceria com diversas empresas internacionais de e-commerce, passou a oferecer aceleração de negócios nas plataformas, marketplaces e sites para facilitar o acesso das empresas a esses ambientes de negócios digitais. Esta é a segunda edição do evento.
“Será uma oportunidade para refletir sobre os novos rumos e novos modelos de negócios internacionais. Contamos com as diferentes visões e experiências de parceiros. Tudo isso para um consequente êxito de participação de empresas brasileiras no e-commerce internacional”, destacou o presidente da Apex-Brasil, Augusto Pestana, na cerimônia de abertura do evento.
Também estavam presentes o diretor do Departamento de Serviços e Indústrias do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Luiz Cesar Gasser, o secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Lucas Ferraz, e a representante da embaixada do Reino Unido Georgina Ayre.
“É importante entender que o e-commerce não é restrito a poucos produtos, ele se difunde para diversos tipos de aplicações e mercados. Além disso, gera potencialidades para pequenas e médias empresas”, ressaltou o chefe de inteligência de mercado da Apex-Brasil, Igor Celeste, em sua apresentação.
Na edição deste ano, o e-Xport terá 24 horas de transmissão ao vivo e mais de 40 palestrantes, com um total de 11 oficinas e mentorias simultâneas selecionadas por cada empresa. O Encontro já conta com 667 inscritos, e a expectativa é que haja mais de 2 mil visualizações pelas plataformas Zoom e Youtube. Haverá desde oficinas introdutórias para recém-chegadas ao mercado, ministradas em parceria com a Fundação Vanzolini, até curso de Marketing Internacional com ênfase em e-commerce promovido em parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
Balanço
Neste primeiro dia de evento, destacou-se o painel “E-commerce global: fatos e números”, que apresentou o cenário do maior mercado digital do mundo, a China. As vendas no país chegaram a US$ 851 bilhões em 2020.
Além disso, houve apresentações do Google sobre análise do comportamento do consumidor no novo cenário mundial pós-pandemia, e de um case brasileiro: o da fabricante gaúcha de calçados confortáveis Usaflex, líder no segmento.
Novo cenário
A pandemia fomentou o processo de comercialização online em nível mundial. Considerando a internet como um grande agente de transformação e um ecossistema de potencialidades, é possível usá-la a favor da retomada econômica neste momento em que se encaminha para o fim da pandemia. Mais de 96% da população conectada do Brasil passa por uma das plataformas do Google, segundo o chefe de indústria da Google Brasil, Cássio Brandão. “Quanto mais dados temos, mais tecnologia e mais alcance de informação conseguimos, o que pode ajudar o exportador e as pequenas e médias empresas a encontrar o caminho certo. Com a expertise da Apex-Brasil e o nosso mapeamento de informações comportamentais podemos auxiliar na retomada econômica, popularizar a exportação e incentivar empresários”, destacou.
Para a analista líder de pesquisa, Hogeschool van Amsterdam e Digital Commerce Research Group, Sara Lone, o cenário virtual abre um amplo espaço de divulgação de informações e por isso é importante que as empresas aproveitem essa possibilidade e levem ao consumidor a maior quantidade de informações possíveis sobre o seu produto.
“Mecanismos para aumentar a segurança e confiança do consumidor são muito importantes, principalmente para quem quer vender na Europa”, aconselhou.
Case Usaflex
O gerente de Exportação da Usaflex, Jefferson Berz, explanou sobre a experiência da marca na expansão do seu mercado. Em 2020, 15% do total de exportações feitas pela empresa foram via e-commerce. A fabricante de calçados confortáveis iniciou no comércio digital utilizando uma metodologia próxima a que usava no formato tradicional, fazendo estudo de mercado, análise de produto e concorrência e prospecção de plataforma e parcerias digitais.
De 2019 para 2020 a empresa apresentou um crescimento de 15% no seu e-commerce. E de 2020 para 2021, projeta um aumento ainda maior, chegando a 25%. “A maneira que comunicamos o nosso produto é bastante tecnológica e o nosso trabalho é heterogêneo. A vendas on-line são mais estáveis, proporcionam maior acessibilidade da marca e, também, mais informações de consumo”, ressaltou Berz.
Sobre o pontapé inicial para a internacionalização, o vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios na VTEX, João Teixeira, falou sobre a importância da preparação que a marca deve fazer para iniciar a internacionalização. “Para começar a vender é importante seguir alguns passos. O primeiro de tudo é fazer o registro de marca, adequações de produto para o mercado internacional como etiquetas e rótulos, verificar a questão de impostos, viabilidade financeira e fazer um estudo de marca, identificando seus diferenciais”, explicou.
O chefe da Associação Brasileira do Mercado Eletrônico, Maurício Salvador, falou sobre o importante trabalho da Apex-Brasil em relação a esse trabalho relacionado à internacionalização e à expansão de produtos dos pequenos empreendedores no mercado internacional. “O e-commerce no Brasil não fica atrás do que está sendo feito na Europa, Ásia, entre outros. A única coisa que a gente precisa virar a chave é em relação à internacionalização. Ainda existem algumas barreiras pro microempreendedor competir e vender os seus produtos fora e o trabalho da Apex-Brasil, nesse ponto, é fundamental, porque levanta esse microempreendedor, capacita e ajuda nessa rede de internacionalizar”, afirmou sobre a capacitação dos e-commerces.
Serviço
e-Xport Meeting 2021 – Semana do E-commerce Internacional
Data: 14 a 17 de setembro
Interessados devem fazer inscrição para o evento neste link. A programação do evento pode ser conferida no site.
Assinatura do Memorando de Entendimento (MOU) com a Amazon
Data: 15/09/2021
Horário: 9h40
A cerimônia de assinatura será online e é necessária a realização da inscrição por meio deste link.